No dia 29 de novembro, a jornalista Paula Schmitt esteve presente no programa “Linha de Frente” da Jovem Pan para comentar sobre a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, Schmitt fez um comentário gordofóbico contra o ministro e se referiu à jornalista Basília Rodrigues afirmando que ela teria entrado na CNN por cota.
Ao falar sobre a indicação de Flávio Dino para o STF, Paula Schmitt teria dito: “Eu até admiro o fato de ele ter sido colocado por uma cota. Não foi isso? É… Obesidade. Não sei se é obesidade. Eu ouvi dizer que tem que ter representatividade. Teve uma jornalista da CNN que falou sobre isso. Acho que ela entrou em uma cota também. Então eu sei que ela queria que ele fosse coleguinha de cota. Aí falaram que ele era pardo, né? As ideias assim que saem da cabeça de uns jornalistas é uma coisa fascinante até”, disse se referindo à Basilia Rodrigues.
Notícias Relacionadas
Premiada pela ONU, Juliana Souza é uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo
Uzo Aduba reflete sobre relações fracassadas antes de conhecer o marido: 'Eu mereço mais respeito e não tem problema insistir nisso"
Mais tarde, Paula publicou o trecho de um vídeo nas redes sociais onde Basília noticiava que o ministro se identifica como pardo. Na legenda, a comentarista escreveu: “Aqui o trecho em que a jornalista da CNN, possivelmente contratada através de cota, diz que Dino ajudou a diversidade ’em parte’ por se identificar como pardo”.
No dia seguinte ao ocorrido, durante a abertura do “Linha de Frente”, o apresentador Fernando Capez fez um pedido de desculpas direcionado ao ministro, “Ontem, aqui no “Linha de Frente”, uma convidada que tinha vindo pela primeira vez participar do programa, fez um comentário inadequado, chegou a ser, inclusive, preconceituoso. Acima de tudo, inadequado, desnecessário e que em nada contribui para o debate sobre a pessoa do Ministro Flávio Dino”, disse ele.
“Por isso, eu quero aqui, em meu nome e em nome do Grupo Jovem Pan, me desculpar com Flávio Dino. Esse posicionamento, eu e o Grupo Jovem Pan, avaliamos como desnecessário e infeliz da nossa convidada”, afirmou, sem fazer qualquer menção ao comentário da convidada sobre Basília.
Para o Mundo Negro, a jornalista pontuou que não recebeu um pedido de desculpas da emissora: “Houve desculpas a um futuro ministro do STF mas a uma jornalista negra não”, finalizou.
Notícias Recentes
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo
Jornalista Joyce Ribeiro é reconhecida como Embaixadora de Cidade Velha por fortalecer laços Brasil-Cabo Verde