“Jeferson De concorre à indicação brasileira ao Oscar pelo M8 como ‘Melhor Filme Estrangeiro”

0
“Jeferson De concorre à indicação brasileira ao Oscar pelo M8 como ‘Melhor Filme Estrangeiro”
Foto: Vantoen Pereira Jr.

O Diretor e cineasta Jeferson De, comparado ao cineasta americano Spike Lee e premiado por ‘Broder’, concorre à indicação brasileira ao Oscar com o longa-metragem ‘M8 – Quando a Morte Socorre a Vida’, como ‘Melhor Filme Estrangeiro”. Em anúncio feito por Camila de Moraes, cineasta, jornalista e produtora de cinema em seu instagram, ela comemora e pede apoio dos que acreditam no audiovisual brasileiro. O resultado está previsto para 13 de dezembro.

A obra que tem produção, co-produção e distribuição de Migdal Filmes, Buda Filmes e Paris Filmes; e já premiada como ‘Melhor Filme de Ficção’, por voto popular, no último Festival do Rio neste ano, tem roteiro de Jeferson De e Felipe Sholl. As produtoras e distribuidora estão articulando a campanha #M8NoOscar. Camila explica como a sociedade pode contribuir com a indicação “Só quem pode votar são os membros da Academia Brasileira de Cinema, mas o que podemos fazer quanto sociedade é participar da campanha para que o Jeferson seja nosso representante brasileiro”, explica a cineasta.

Em vídeo divulgação na última sexta-feira, Jeferson conta do medo que tem da morta prematura e violenta por conta da violência policial. “Isso tem sido muito comum, jovens negros mortos pela polícia”, declara ele. 

Já sobre a indicação, Jeferson divide com o site Mundo Negro sua alegria e  comenta a importância deste reconhecimento à comunidade audiovisual negra e brasileira: “Estou muito feliz com essa possibilidade de ser um indicado brasileiro ao Oscar, têm muitos filmes importantes que foram feitos esse ano, mas eu acho que é o nosso momento, é um momento de reconhecimento à produção brasileira e negra no audiovisual, de mulheres negras e homens negros que estão não só na direção, mas estão na equipe e principalmente no elenco, encabeçado pela Mariana Nunes e pelo Juan Paiva. E obviamente estou muito feliz de seguir os passos da minha companheira de luta Camila de Moraes, que também teve “O caso do Homem Errado” participando desse pleito. Então estou bastante feliz de poder me juntar à essa luta e dar continuidade ao ocupar esses espaços, e de dizer que nossas vidas importam, nossas vidas retratadas no cinema importam. Entrego nas mãos dos meus ancestrais, dos meus orixás, para que sobretudo o filme seja visto, pois foi feito com muito amor, e é sobre a nossa história contemporânea, mas também sobre a nossa ancestralidade e religiosidade”, declara ele.

No elenco integram nomes como Mariana Nunes, Giulia Gayoso, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Alan Rocha, Rocco Pitanga, Dhu Moraes, Léa Garcia e Raphael Logam, como M-8. Já nas participações especiais estrelam Lázaro Ramos, Henri Pagnoncelli e Malu Valle.

Sinopse

“M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida”, dirigido pelo cineasta Jeferson De (do premiado “Bróder”), é baseado no livro homônimo de Salomão Polakiewicz e conta a história de Maurício (Juan Paiva), um calouro da prestigiada Universidade Federal de Medicina, filho de Cida (Mariana Nunes), uma auxiliar de enfermagem, que dá duro para ver seu filho entrar pra faculdade . Em sua primeira aula de anatomia, Maurício é apresentado a M-8 (Raphael Logam), corpo que servirá para estudo dele e dos amigos durante o primeiro semestre. Em uma jornada permeada de mistério e realidade, Maurício enfrenta suas próprias angústias para desvendar a identidade desse rosto desconhecido.

Confira o trailler oficial:

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display