Jeanette Epps será a 1º astronauta negra em missão de longa duração na ISS

0
697
Foto: Reprodução/NASA

Jeanette Epps, astronauta da NASA fará história no próximo ano, quando se tornar a primeira mulher negra a viver a bordo da Estação Espacial Internacional por um longo tempo. Em setembro de 2020 foi anunciado que Jeanette Epps foi designada para a missão Boeing Starliner-1 da NASA.

Epps ficará ao lado dos astronautas, Sunita Williams e Josh Cassada durante a expedição de seis meses, liderando o primeiro voo operacional da espaçonave CST-100 Starliner da Boeing para a ISS, anunciou a NASA . 

“Jeanette Epps é o acréscimo natural à missão Boeing Starliner-1 da NASA”, disse Kathy Lueders, administradora associada para exploração e operações humanas na sede da NASA, à  CNBC . “Ela complementa totalmente os outros membros da primeira missão tripulada de duração total da Boeing.” Publicou o administrador da NASA

Em resposta, Jeanette agradeceu ao administrador e disse estar ansiosa com a missão.

https://twitter.com/Astro_Jeanette/status/1298281502543876097?s=20

De acordo com o USA Today, Jeanette Epps estava programada para voar no foguete russo Soyuz para a ISS há dois anos. Porém, de última hora a NASA substituiu  Epps e outro astronauta foi cumpriu missão.

“Parecia uma grande responsabilidade. Três afro-americanos visitaram a ISS, mas não cumpriram a missão de longa duração que estou empreendendo”, disse Epps ao  The Cut em 2017, antes de ser retirada da missão. “Quero me dar bem com esta honra. Quero ter certeza de que os jovens saibam que isso não aconteceu da noite para o dia.” contou Epps

O irmão da astronauta, Henry Epps, acusou a NASA de racismo após a substituição repentina de Epps, e informou a CNBC. A agência denunciou a acusação.

Segundo a Verge, a NASA disse que havia vários “fatores” que levaram à reversão do curso. 

“Vários fatores são considerados ao fazer as atribuições de vôo”, disse Brandi Dean, porta-voz da NASA. “Essas decisões são questões de pessoal para as quais a NASA não fornece informações.”

Em 2021 Epps fará história, e será a primeira mulher negra a realizar longa missão a ISS. Além disso Victor Glover também marcará um momento monumental. Glover se tornará o primeiro homem negro a visitar o espaço por um longo tempo quando se juntar a uma missão de seis meses da ISS no final deste ano.  

Outros 6 negros americanos visitaram a estação espacial, mas Epps e Glover se tornarão os primeiros a embarcar em uma missão estendida, de acordo com a NASA. 

Comments