Intelectualidade Afrobrasileira: O casal preto por trás dos encontros “black” nos cinemas e nos restaurantes

0
Intelectualidade Afrobrasileira: O casal preto por trás dos encontros “black” nos cinemas e nos restaurantes
Foto: Arquivo pessoal

A organização Intelectualidade Afrobrasileira está com a agenda cheia para a comunidade negra em São Paulo, para os próximos meses. Será realizado no dia 22 de setembro, a primeira “Sessão Black Woman“, voltado exclusivamente para mulheres negras, para assistir o filme estrelado pela Viola Davis, A Mulher Rei. No dia 24, será a tradicional “Sessão Black de Cinema” para todos.

Também será realizado mais uma edição do “Jantar Black – Uma celebração ao Dengo Ancestral“, evento exclusivo para os casais negros no dia 5 de novembro. Já no dia 12 de novembro, a mais esperada “Sessão Black de Cinema” para assistir o segundo filme do “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”.

Em entrevista exclusiva ao MUNDO NEGRO, Ana Paula Evangelista e Durval Arantes, o casal por trás da Intelectualidade Afrobrasileira, falou sobre o sucesso da organização e as expectativas para os próximos eventos.

Moradores da Zona Sul de São Paulo, Ana Paula explica que o projeto surgiu como um grupo no Facebook, em 2012. “Foi lançado pelo Durval, como um fórum de discussão das demandas do povo afrobrasileiro e afro diaspórico. A ideia foi a de oferecer um espaço propositivo de interação, informação, discussão, debate e apontamentos de soluções positivas ante as complexidades associadas ao universo Negro/Preto/Afro-brasileiro/Afrodescendente, Afrocêntrico e Pan-Africano”. 

Sessão Black de Cinema realizada em maio para assistir o filme Medida Provisória. (Foto: Divulgação)

Com a entrada da Ana Paula na administração do grupo, os dois ganharam força para incorporar o projeto em outras plataformas digitais e eventos presenciais. “Desde 2016, a cada evento organizado, o seu público fiel vem aumentando significativamente”, explicam.

A ideia de realizar a primeira “Sessão Black Women” partiu da Ana Paula. “Quando ela viu o anúncio do filme onde as protagonistas são mulheres pretas, ela se lançou à reflexão: ‘Por que não organizar uma sessão exclusiva só para mulheres?’. Ela passou, então, a sistematizar e anunciar este evento cinéfilo. Vale lembrar que dois dias após o evento para as mulheres pretas, o IA promoverá a Sessão Black de Cinema ‘aberta’ para o público em geral. As duas ‘Sessões Black’ para o filme ‘A Mulher Rei’ é um efeito do êxito do evento de 2018. O nosso quilombo pediu ‘BIS’ e o IA se organizou mais uma vez”, afirma Durval.

O sucesso da primeira Sessão Black para assistir o filme do Pantera Negra deixou os fãs ainda mais animados para assistirem o novo filme. “A expectativa é a melhor possível. Esse filme tem tudo pra se tornar ainda mais emblemático, até por todos os fatos ocorridos no entorno de sua produção: a chegada da pandemia, o falecimento do Chadwick Boseman, as polêmicas envolvendo a atriz Letitia Wright e toda a efervescência que o trailer causou à época de seu lançamento. Está todo mundo com muita ansiedade. Todos os dias recebemos mensagens pelos nossos canais com o pessoal perguntando sobre o filme. Que o mês de Novembro venha logo!”, diz Ana Paula.

Silvio Almeida e a esposa Edinéia Carvalho foram o “casal ilustre” do Jantar Black de 2021. (Foto: Newton Santos)

Em relação ao Jantar Black, o evento já se tornou um marco para o circuito gastronômico na capital paulista. “O objetivo é reunir diversos casais afrocentrados ilustres e anônimos, como uma ocasião organizada para o reconhecimento das famílias pretas locais, da ancestralidade africana pelas vias do afeto e da cumplicidade amorosa entre pessoas pretas que existem”, explicam.

E complementam: “O grupo IA protagonizou também a articulação para levar a nossa comunidade, em quantidade expressiva, em encontros onde a presença de pessoas pretas normalmente não é constante e volumosa, como a Assembleia Legislativa, o shopping Eldorado, o shopping Vila Olímpia, o cine Itaú da Rua Augusta e o Teatro Sérgio Cardoso, entre outros locais”. 

Todos esses encontros estão potencializando novos projetos para Intelectualidade Afrobrasileira. “Para o futuro, o grupo tem planos para organizar a ida de pessoas da comunidade preta a museus, passeios de afroturismo, bailes black temáticos e excursões interestaduais”.

Juntos há 9 anos, o casal planeja os encontros “black” desde o início do relacionamento. (Foto: Arquivo pessoal)

Considerando-se um casal desbravador e ousado, Ana Paula e Durval agradecem o apoio de todos para realização dos eventos: “Procuramos sempre alinhar parcerias com empreendimentos de pessoas pretas para que essas iniciativas também ganhem visibilidade e potencializem os seus negócios. Entendemos que, mais do que ‘ocupar’ espaços, precisamos ir além e ‘criar’ espaços e oportunidades onde tenhamos toda a liberdade de sermos quem somos e nos celebrar com todo o direito que temos à uma cidadania de primeira classe”.

Serviço:

Estreia 22 de setembro: – Sessão Black Women – A Mulher Rei, exclusiva para mulheres às 20h – Kinoplex R. Olimpiadas 360 Vila Olimpia SP

24 de setembro: Sessão Black de Cinema – A Mulher Rei, para todos e todes às 20h – Kinoplex R. Joaquim Floriano, 462- Itaim Bibi SP

05 de novembro: Jantar Black – Celebração ao Dengo Ancestral às 21h – Biyou’z Gastronomia Africana – R. Fernando de Albuquerque, 95 Consolação SP

12 de novembro: Sessão Black de Cinema – Pantera Negra 2, às 20h – Kinoplex R. Joaquim Floriano, 462 Itaim Bibi SP

Mais detalhes e reservas pelo Whatsapp: (11) 93226-4365

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display