Ilê, Gandhy e Gerônimo: Circuito Mar e Bohemia trazem o melhor do carnaval da Bahia no primeiro circuito on-line via Youtube

0
914
Foto: Wendy Andrade

Nosso carnaval afro também é resistência. A Casa Mar, novo espaço cultural de Salvador com foco na comunidade negra e LGBTQi+, organizou um evento muito especial para esse final de semana para quem é figurinha carimbada no carnaval baianoou quem sempre quis ir, mas nunca pode: o Circuito Mar. Nos dias 13 e 14, o evento on-line vai trazer para o Youtubealguns dos principais nomes da festa mais tradicional do país: Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Gerônimo.

“A Casa Mar chega pra ser um espaço de pluralidade e conexão, de soma, de multiplicação de saberes e arte. Eu estou muito feliz em fazer parte desse projeto e ser a apresentadora oficial desse novo circuito”, afirma a jornalista Val Benvindo, apresentadora do circuito, que é um projeto da MAP Brasil em parceria com a Bohemia Puro Malte.

Como guardiã das tradições, a cerveja Bohemia abraça a Casa MAR e apoia o Circuito Mar, por entender a importância do projeto. “A Bohemia Puro Malte mais uma vez valoriza a cultura da Bahia, ao apoiar ícones que representam as raízes do estado. Ao mesmo tempo, renova a tradição, ao incentivar novas vozes que despontam no novo cenário musical baiano”, afirma Felipe Balota, gerente regional de Marketing da Ambev.

A direção do circuito fica a cargo de Mariana Jaspe e Dan Ferreira, ambos soteropolitanos. “Eu cresci vendo o Ilê, o Gandhy e há alguns anos saio nesses blocos. Sempre entendi a exigência deles como uma extensão da existência do povo brasileiro, evidenciando nossa beleza ancestral, estética e cultural. Esse ano não tem Carnaval, e ter dirigido esse projeto ao lado de Mariana Jaspe, parceira com que tive a alegria de trabalhar no cinema e no teatro, me fez além de matar a saudade da festa, reafirmar a importância atemporal desses blocos”, nos conta Dan. “Tenho um carinho especial pelo Circuito Mar, que é meu primeiro projeto como diretora artística e minha estreia na direção de um projeto audiovisual em Salvador, minha terra. Nossa ideia foi realizar um carnaval cheio de afetos e memória, fundamentos da nossa existência e que se atestam ainda mais importantes neste momento complexo que estamos vivendo. Acho que conseguimos”, afirma Jaspe.

O Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, conhecido por sua tradicional saída no sábado de carnaval, será a primeira atração do Circuito Mar. O bloco leva para a apresentação a mesma energia que emana ao sair da Senzala do Barro Preto, na Liberdade, e convida a BATEKOO, movimento cultural de afirmação da negritude através da música, da dança e moda, para uma participação especial. “Ficamos muito felizes com o convite, principalmente por esta ser a nossa única apresentação durante esse carnaval tão diferente”, afirma Iracema Killiane, vocalista do bloco.

Já no domingo, serão duas atrações: Filhos de Ghandy, com repertório que mescla cânticos de candomblé e clássicos da MPB, e, para finalizar com chave de ouro, o cantor e compositor Gerônimo recebe Nara Couto, grande nome da nova geração da música baiana.

Nara Couro reconhece a dificuldade financeiras dos artistas negros baianos dentro do Estado com mais pessoas negras do país. “Enquanto isso passamos carnavais e carnavais assistindo artistas solos não negros sendo remunerados com caches de 200 mil Enquanto um bloco afro recebe 23 mil por um show”, diz a cantora. Apesar disso ela resiste e somo com iniciativas como da Casa Mar, sobretudo por conta da questão ancestral, bem presente na trajetória da artista. “Diante de todo esse quadro, sigo na missão combinada no Orum (mundo espiritual) para ser realizada no Aiye (mundo material), através do sacerdócio do canto promovendo e compartilhando o afeto, resistência e identidade”, finaliza.

Casa Mar traz inovação sem esquecer da ancestralidade

A Casa Mar é um espaço de pluralidade, conexão, protagonismo negro e LGBTQI+ que chega a Salvador, a partir deste mês de fevereiro e traz o conceito de hub de cultura, influência e tecnologias criativas para um casarão que fica localizado no tradicional Largo de Santana, no bairro do Rio Vermelho em Salvador. O Circuito Casa Mar é a primeiraação do Hub, que é um projeto da MAP Brasil. O projeto é assinado pela Bohemia Puro Malte, primeira cervejaria do Brasil.

As novidades podem ser acompanhadas via Instagram @casamar.art.

SERVIÇO
O quê: Circuito MAR
Quando: 13 de fevereiro, às 21h –Ilê Aiyê recebe BATEKOO
14 de fevereiro, às 13h – Filhos de Gandhy
14 de fevereiro, às 19h – Gerônimo recebe Nara Couto
Onde: Canal da Bohemia Puro Malte no YouTube

Comments