Igualdade religiosa: Organização promove cursos de “Celebrante Matrimonial” para líderes de Matrizes Africanas, pelo Brasil

0
613

Após duas turmas lotadas no Rio de Janeiro, e mais três na lista de espera, a ASBRAC (Associação Brasileira de Capelania Civil) está com inscrições abertas para mais turmas do Curso de Celebrante Matrimonial Religioso de Matrizes Africanas e outras Religiões não Cristãs, no Rio e em São Paulo.

O treinamento, promove diretamente a igualdade religiosa, já que casais evangélicos, católicos ou judeus já faziam cerimônias religiosas com efeito civil. Ter uma só data de matrimônio e o próprio líder religioso realizando a cerimônia são apenas dois dos benefícios que o Curso de Celebrante Matrimonial Religioso de Matrizes Africanas e outras Religiões não Cristãs. Além dos treinamentos voltados para religiões não cristãs, a ASBRAC promove treinamentos para todos os credos, incluindo religiões evangélicas, pois é uma instituição laica.

Ainda neste trimestre, há turmas agendadas para São Paulo e Rio de Janeiro (em diversas partes dos dois estados). Ainda este ano, a capacitação será levada para Manaus, Minas Gerais e Espirito Santo. Para acompanhar as datas e os valores, basta entrar em contato pelo WhatsApp (021) 99924-1466.

Segundo a Iyalorisa Rita d’Oiyá, superintendente de Igualdade Religiosa da ASBRAC, o curso é integrativo e não excludente como de outras denominações. “Quem quiser, será bem-vindo. Percebemos que nosso povo não estava tendo a mesma oportunidade que evangélicos, por exemplo que ao casarem na igreja, podem fazer a cerimônia religiosa com efeito civil, tendo o pastor como o juiz de paz. Agora, com esse curso, poderemos ter igualdade de direitos com pessoas de outras religiões”, aponta a Iyá.

O valor do curso inclui o registro com carteirinha de Celebrante Matrimonial, emitida pela ASBRAC. A matrícula é feita mediante apresentação do comprovante de pagamento de pelo menos 50% do valor total do curso. As aulas são voltadas para Iyalorixás, Babalorixás e sacerdotes de todos os segmentos religiosos, com casa religiosa aberta. Egbomi, Ekejdi e Ogã, wiccas, canbonas, pai e mãe pequenos e outros cargos, precisam de indicação assinada por seu zelador com casa aberta.

 

CAPELANIA TAMBÉM É FOCO

Além do Curso de Celebrante Matrimonial, a ASBRAC também oferece dois cursos distintos de Capelania Civil, um para religiões evangélicas e outro para Povos Tradicionais de Terreiro & Religiões Não Cristãs. A Capelania Civil é uma assistência religiosa, emocional e social, exercida pelos povos de terreiro e adeptos de todos os credos em prol do combate aos diversos “riscos sociais”.

O Pastor Marcelo Ferreira, um dos diretores da ASBRAC, reitera o compromisso da organização com todas as religiões. “Diferente de outros grupos e organizações, a ASBRAC tem uma visão muito mais ampla da Capelania e tem o intuito real de auxiliar, dar apoio, ao capelão, não só de forma material, orientação jurídica, auxiliando aqueles que estão em campo trabalhando, como também, apoio moral através de grupos de apoio que estão fazendo trabalhos na rua. É importante a visão da ASBRAC que não tem só a visão de dar o curso, mas tem a visão de acompanhar aqueles que estão fazendo um trabalho no campo, no trabalho prático. A ASBRAC continua acompanhando esse capelão, esse é o grande diferencial da ASBRAC. Os capelães formados por ela. Eles se sentem acompanhados e abraçados pela ASBRAC.

É fundamentada no amparo humanitário e no amor ao próximo, independentemente de sua classe, cor, sexualidade, credo e outras escolhas. É exercida através do trabalho, muitas vezes voluntário, de assistência espiritual, emocional e social nos presídios, hospitais, escolas, asilos, aos moradores de ruas, crianças, jovens e em prol de toda a sociedade civil.

A próxima turma do curso será oferecida na Cidade de São Paulo, no dia 15 de fevereiro, após esta, será realizada outra turma em Atibaia (SP), no dia 4 de abril.

 

Sobre a ASBRAC

A Associação Brasileira de Capelania Civil – ASBRAC surgiu através do Conselho Nacional de Capelania e Justiça de Paz Eclesiástica (CONCAJAPE), em 04 de fevereiro de 2016. Está ligada à Faculdade Cristã de Teologia e Filosofia do Estado do Rio de Janeiro – FACTEFERJ, que possui cursos superiores de Filosofia, Teologia Cristã e Teologia Espírita. Além do curso Celebrante Matrimonial, também oferecem cursos de capelania para religiões de matriz africana, entre outras capacitações voltadas para todos os credos, incluindo evangélicos e judeus. O trabalho da Asbrac é inclusivo para todas as religiões.

O curso de Celebrante Religioso Matrimonial com efeito civil, está amparado conforme as prerrogativas do Art. 226, Art. 2°, da Constituição Federal Brasileira. Figura exclusivamente religiosa. Atua tão somente no matrimônio Religioso ou social e, se habilitado e Dentro das premissas legais, poderá realizar o casamento religioso com Efeito civil (dispositivo 226/§2, da Constituição Brasileira).

Quer se inscrever ou saber as datas dos nossos próximos cursos de Celebrante Civil ou de Capelania? Entre em contato pelo e-mail: atendimentoasbrac@gmail.com ou pelo WhatsApp: (021) 99924-1466.

Comments