‘Iê acarajé’: Websérie apresenta história das baianas e suas tradições

0
‘Iê acarajé’: Websérie apresenta história das baianas e suas tradições
Foto: Amanda Oliveira.

O acarajé, comida sagrada da orixá Oyá e reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural do Brasil, é tema da websérie Iê Acarajé, que estreia no perfil do Instagram da Casa MAR, no próximo dia 25. Elemento simbólico e constituinte da identidade baiana, com forte ligação com as religiões de matriz africana, o acarajé é reconhecido como uma das mais importantes contribuições africanas à identidade do país, revelando uma cultura afro-brasileira, ancestral e matriarcal.

A série é um retrato especial sobre a vida e desafios de cínco baianas de acarajé: Ubaldina, Dinha, Elaine, Taty e Marluce, em suas comunidades e a sua relação com a religiosidade, família e trabalho.

Notícias Relacionadas


Dividida em quatro episódios, a narrativa apresenta o trabalho das baianas sob diferentes perspectivas, desde a escolha pela profissão, seja por herança familiar, acordos coletivos, oportunidade de empreender e contato com a religiosidade.

“‘lê Acarajé’ é a união de duas paixões: acarajé – não à toa tenho a palavra dendê tatuada no braço, e a possibilidade de encontrar grandes personagens e dialogar com eles. Por isso, o mais interessante desse processo foi a troca com essas mulheres, ouvi-las sobre suas trajetórias, vivências, dores e delícias de suas vidas e perceber como ser baiana é fundamento para elas serem quem são.” revela Mariana Jaspe, diretora e roteirista.

Resgatando importante referência histórica e cultural, a escolha do nome “Iê acarajé” faz referência à primeira metade do século XX, quando, segundo o ex-diretor do Centro de estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia, Ubiratan Castro, as famílias aguardavam, às 19h, as mulheres do acarajé passarem em uma espécie de cerimônia, anunciando a venda de ‘Iê acarajé, Iê abará!’.

Emocionante e revelador, o objetivo da websérie é mostrar de perto a vida dessas baianas, suas histórias e seus desejos, desvendando como essas mulheres, que trabalham alimentando o povo, lidando diretamente com o público, estão atravessando o atual momento de incertezas e distanciamento social.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display