Idris Elba defende verificação de identidade para usuários de redes sociais

0
994
Foto: Getty Images

Para tentear combater a propagação do racismo por meio da internet, o ator Idris Elba usou suas redes sociais para defender que as plataformas façam a verificação de identidade dos usuários.

O ator iniciou seu texto falando sobre a verificação que é realizada para figuras públicas, que contam com um selo de verificação de identidade, atestando que ali se trata de uma pessoa real e identificável. “O processo de verificação requer que a pessoa prove a sua identidade para que todos saibam quem está falando”, iniciou o ator.

“Atualmente, as redes sociais são como embarcar num avião sem apresentar a identidade. Isso nunca aconteceria […] Se os covardes estão sendo sustentados por um véu de privacidade e sigilo, então a mídia social não é um espaço seguro. Se querem jorrar retórica racial façam isso com o seu nome, não com um nome de usuário”, disse Elba.

A postagem do ator vem no esteio dos ataques racistas sofridos pelos jogadores Marcus Rashford, Bukayo Saka, e Jadon Sancho após perderem pênaltis na final da Eurocopa. Antes de postar este pedido sobre a verificação de identidade, Elba postou uma foto de Bukako Saka sem legenda, demonstrando seu apoio e solidariedade.

POLÊMICA — Apesar de muitos concordarem que seja importante garantir a segurança na internet para que não sejam cometidos crimes com o véu do anonimato, existe também a preocupação com a segurança de ativistas que usam a internet e as redes sociais para denunciar ações cometidas pelo próprio Estado, por exemplo.

Além disso, preocupações com a segurança dos dados na internet e até mesmo com a segurança física, fazem com que as pessoas optem por não usar seus nomes reais ou mesmo fotos em perfis de redes sociais, muito menos pensar em vincular documentos oficiais a estes perfis.

Comments