Home Blog Page 362

Evento com Marina Silva vai destacar participação feminina e negra na formulação políticas climáticas

0
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Na próxima quinta-feira, 7, acontece no Rio de Janeiro o evento gratuito “Justiça climática em tempos de transformação”. O evento será realizado no Museu do Amanhã, a partir das 14h e terá a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, deve reforçar a importância de mulheres, pessoas negras, pessoas de periferias e jovens na formulação e execução de políticas públicas voltadas para o tema. Os ingressos devem ser retirados na plataforma do Sympla (CLIQUE AQUI).

Realizado na véspera do Dia Internacional das Mulheres, o evento será composto apenas por mulheres e propõe discussões voltadas para o tema da justiça climática, ressaltando a importância de mulheres, pessoas negras, pessoas de periferias e jovens na formulação e execução de políticas públicas. O evento sobre justiça climática também deve tratar de como a sociedade civil pode se engajar em planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

A ativista e influenciadora, Domitila Barros, fará mediação dos debates que, além de Marina Silva, também contarão com a contribuição da Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula e de Maria Netto, que atua como Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade.

Na ocasião, a Ministra Marina Silva irá abordar como o governo federal tem atuado para combater as mudanças climáticas, tanto nas políticas nacionais quanto no engajamento da política externa para o clima. Representando o Rio de Janeiro, a Secretária z considera o evento uma ocasião importante para discutir os rumos da política climática à luz da noção de justiça:

“O Brasil e o Rio de Janeiro têm a missão importante de receber e liderar o G20 esse ano, e nosso país terá a grande responsabilidade de receber a COP 30, ano que vem em Belém do Pará. A conjuntura internacional é favorável para o Brasil se consolidar como um líder da governança climática global, e o Rio de Janeiro tem se consolidado não só como um dos principais representantes do país, mas também um líder internacional junto aos governos locais.”

O público esperado consiste em ativistas da pauta de clima, estudantes, pesquisadoras/es, representantes da sociedade civil organizada e qualquer pessoa que se interesse pelo tema.

Os ingressos devem ser retirados através da plataforma Sympla (CLIQUE AQUI).

SERVIÇO

Evento: Justiça climática em tempos de transformação
Data: 07/03/2024
Local: Auditório do Museu do Amanhã
Horário: 14h às 15:30
Retirada de ingressos (gratuita):https://www.sympla.com.br/evento__2368407

Morre aos 72 anos, Janice Burgess, criadora de “Os Backyardigans”

0
Foto: Reprodução

Janice Burgess, executiva de televisão e criadora de um dos desenhos infantis mais populares da Nickelodeon, “Os Backyardigans”, morreu aos 72 anos no dia 2 de março. A notícia de seu falecimento foi divulgada na última segunda-feira, 4, pelo redator Fracaswell Hyman, que trabalhou com Burgess. A causa da morte ainda não foi revelada.

Em sua publicação sobre a morte de Janice Burgess, Fracaswell Hyman relembrou o período em que trabalharam juntos e elogiou o profissionalismo da colega. “Conheci a Janice Burgess no início da minha carreira quando era escritor principal em GULLAH GULLAH IsLAND e ela foi designada para ser a nossa executiva responsável pela produção. Esta é a pessoa que a rede envia para o conjunto para garantir que o dinheiro não vai ser desperdiçado. Janice entrou com a sua inteligência de língua ácida, lenços Hermes fluindo e cigarros omnipresentes. Em vez de uma capataz, ela se tornou uma amiga. Ela reconheceu a minha magia antes de mim e certificou-se de que eu estava na sala e sob consideração por muitos dos shows que me apareceram incluindo LITTLE Bill e TAINA”, afirmou.

A animação criada por Janice Burgess ficou no ar de 2004 a 2013 e ganhou milhões de fás no mundo inteiro. Ao portal Venture, a Nicckelodeon emitiu uma nota lamentando a morte da produtora: “Estamos tristes ao saber do falecimento de um dos grandes arquitetos de Nick Jr. e criadora da série mundialmente amada Os Backyardigans”.

A criadora de ‘Os Backyardigans’ nasceu em Pittsburgh, na Pensilvânia, nos Estados Unidos e começou a trabalhar na televisão em 1973 depois de se formar em história da arte na Brandeis University. Ela começou a trabalhar na Nick Jr. em 1995, onde trabalhou em produções como Blues Clues e Little Bill, que lhe rendeu seu primeiro Emmy. Em 2008 ela ganhou seu segundo Emmy, agora na categoria de Melhor Programa de Animação de Classe Especial por ‘Os Backyardigans’.

‘Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’: documentário sobre o legado do cantor ganha data de estreia

0
Foto: Divulgação

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor’, documentário que celebra o legado poético do cantor e compositor, estreia para o público dia 14 de março, no cinema. O filme explora a contribuição musical e o contexto histórico do renomado músico e autor de sucessos que encantam gerações.

O documentário traz uma pesquisa ampla com materiais de arquivos do próprio Lupicínio, além de entrevistas e falas de artistas como Elza Soares, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso. A produção também aborda um episódio importante da história de Lupicínio envolvendo a faixa Se Acaso Você Chegasse. A música fez parte da trilha sonora de um musical de Hollywood, Dançarina Loura, e, mais tarde, foi indicada ao Oscar de 1945. Mas, além de não ter sido consultado sobre o uso da canção, Lupicínio só foi receber direitos autorais anos após o sucesso. Até hoje seus créditos na indicação ao Oscar não foram reconhecidos.

“Eu quis que essa questão dos direitos e créditos ganhasse força no filme porque Lupicínio vendia sambas no câmbio negro. A questão não é só de crédito, mas de economia da cultura. Se a música é o que o Brasil faz de melhor, por que não somos capazes, enquanto país, de dar o devido retorno econômico aos mestres da nossa música? A riqueza resultante desse valioso patrimônio cultural deveria chegar aos autores”, comenta Alfredo Manevy, que faz sua estreia na direção.

Crédito: Acervo família Rodrigues

A obra foi premiada com Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora na 17ª edição do Fest Aruanda 2022 e prêmio do público de melhor documentário em Lisboa, no Festival Internacional da Língua Portuguesa 2023, além de participar de outros grandes festivais nacionais e internacionais de cinema. A produção também recebeu Menção Honrosa por sua força narrativa ao resgatar e ressaltar a importância de um dos maiores compositores da música popular brasileira e pela riqueza de sua pesquisa.

“Lupicínio é o pai da música de sofrência, que se tornou com ele e depois dele um gênero imensamente popular. Não por acaso Lupi atravessa gerações de intérpretes. Não ocultamos as atitudes, letras e emoções dele com as mulheres de sua vida porque isso seria apagar algo da essência de sua musicalidade e da verdade de sua história. Esconder o machismo não nos ajudaria a compreender e refletir as contradições da época. Ali estão misturados a paixão, o romance, a traição e, claro, o machismo daquele período”, completa Manevy.

De acordo com o diretor, o filme tem histórias saborosas contadas pelo próprio Lupicínio, ao mesmo tempo em que dá a dimensão da sua coragem musical, e da dificuldade de um homem do extremo sul do Brasil chegar ao centro da indústria cultural naquele tempo.

O documentário é produido pela Plural Filmes em parceria com o Canal Curta. Veja o trailer abaixo!

BBB 24: Se Davi fosse um homem branco, seria visto como um dos melhores jogadores do reality show

0
Foto: BBB/TV Globo

Não é uma surpresa para nós a forma como um homem negro é tratado na socidade, e nunca é diferente no Big Brother Brasil, que apenas evidencia o que já ocorre do lado de fora da casa.

Agora, ser um homem negro, “comum da Bahia”, motorista de aplicativo, que mostra que veio ao reality show para ganhar um prêmio milionário e não para bajular pessoas brancas e famosas, incomodou ainda mais.

Desta vez, o ponto crucial que atraiu ainda mais haters e racistas contra Davi, foi a recente expulsão de Wanessa Camargo por agressão e por chamar Yasmin Brunet de “jogadora inútil”, ao vivo, com toda a sua razão. Ele não vive atrás de migalhas e busca seu próprio protagonismo e sua vitória. Não tem nada de errado nisso! Ele seria visto como um dos maiores jogadores que já passou no reality show, se fosse um homem branco. 

Querem-nos sempre gratos pelo mínimo, e quando isso não ocorre, somos mal vistos. Lembram quando Wanessa Camargo se sentiu a salvadora por deixar Davi ganhar uma bolsa de estudos para que ele pudesse realizar o sonho de estudar medicina e depois ficou questionando a permanência dele no jogo, como se ele já não precisasse de mais nada?

Durante todo o programa, o baiano foi alvo das acusações mais absurdas possíveis, taxado de homem agressivo, assediador, energia ruim, psicopata, até de mão de vaca por dizer que precisaria economizar ao gastar com a esposa, mas o que tem comovido boa parte dos telespectadores foi ele falar verdades relacionadas às mulheres brancas. As mesmas que o trataram com o desdém, tentaram expulsá-lo do quarto, tentaram fazer todos perderem estalecas por birra de gente mimada. 

Neste paredão, torcemos para que Davi continue no jogo. Desde o início, ele se mostra sempre empenhado em querer ganhar as provas, atende o Big Fone quantas vezes forem necessárias, faz grandes movimentações ao falar o que precisa ser dito. Além de ser essencial para nós, enquanto pessoas negras e antirracistas, que tem acompanhado a forma animalizada que ele tem sido tratado dentro e fora da casa, como uma resposta a esses ataques.

Faxineiro negro é espancado por morador em prédio de Praia Grande, São Paulo

0

Um jovem de 25 anos, que trabalha como faxineiro em um prédio em Praia Grande, litoral de São Paulo, foi agredido por um dos moradores do edifício. O caso, ocorrido após uma discussão sobre o uso inapropriado de trajes de banho na entrada social do prédio Edifício Residencial Vinhas foi divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (5).

De acordo com o funcionário, chamado Publio Neto, a situação começou após ele ter orientado o casal a entrar no prédio pela porta lateral, já que pelas regras do local, é estritamente proibido circular em áreas comuns utilizando trajes de banho. Os dois estavam voltando da praia. “Ele [morador] olhou para a minha cara e falou: ‘Eu não estou sujo e nem estou com cooler. Vai para merda, vai procurar cagar. Fica aí limpando'”, afirmou o faxineiro em entrevista ao G1.

Através de um vídeo, é possível ver o jovem ao lado do casal no elevador do prédio. Ele relata que foi orientado pelo seus superiores a descobrir qual era o apartamento dos moradores, de modo a notificar os infratores. Após seguir e discutir com o casal, num determinado momento, um dos moradores parte para cima de Publio, que é agredido com socos e pontapés. “Estou me sentindo inferior, com muitas dores no corpo e na cabeça. Não estou conseguindo dormir de noite. Estou com o psicológico abalado”, disse o faxineiro, que prestou queixa e registrou boletim de ocorrência por ‘lesão corporal e injúria’ 

Através de uma nota ao G1, o Edifício Residencial Vinhas declarou que de acordo com as imagens divulgadas, o funcionário praticou um ‘verdadeiro ato de perseguição e importunação em desfavor da condômina’. “O que vemos nas imagens é o funcionário praticando verdadeiro ato de perseguição e importunação em desfavor da condômina, que encarecida e repetidamente pedia para não ser seguida”, pontuou o edifício. Se qualquer agressão tiver de fato ocorrido, serão os condôminos penalizados na forma da convenção coletiva e da lei positivada“, concluiu.

Michelle Obama nega rumores e diz que não vai se candidatar à presidência dos Estados Unidos

0
Foto: Getty Images.

Michelle Obama não tem o desejo de se tornar Presidente dos Estados Unidos. Ao longo das últimas semanas, rumores de uma possível campanha presidencial ganharam destaque nas redes sociais. Nesta terça-feira (5), a equipe de Obama se manifestou nas redes sociais e reforçou que ela irá apoiar a reeleição de Joe Biden.

“Como a ex-primeira-dama Michelle Obama expressou várias vezes ao longo dos anos, ela não concorrerá à presidência”, disse Crystal Carson, diretora de comunicações do gabinete Obama, em comunicado à People. “Sra. Obama apoia a campanha de reeleição do presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris”.

Foto: Paras Griffin / Getty Images.

Representantes de Joe Biden também comentaram sobre o apoio da ex-primeira-dama. “Barack e Michelle Obama foram extremamente úteis na luta para derrotar Donald Trump e eleger o presidente Biden e a vice-presidente Harris pela primeira vez, estamos gratos por ter a sua voz e o seu apoio na luta pelo destino da nossa democracia neste mês de novembro“, declararam em nota.

Tida como uma das vozes mais influentes do mundo, Michelle Obama não apenas se destacou por suas iniciativas e programas, mas também por sua autenticidade e habilidade em conectar-se com o público. Seu carisma e sinceridade ao compartilhar suas próprias experiências, seja como mãe, esposa ou profissional, ressoaram profundamente com muitos, tornando-a uma fonte de inspiração e modelo global.

Preta Gil e Lia de Itamaracá são anunciadas no line-up do Festival Feira Preta

0
Fotos: Larissa Kreili e Reprodução/Instagram

O Festival Feira Preta anunciou novas atrações nesta segunda-feira (5) para o público: a cantora Preta Gil, a compositora Lia de Itamaracá, e a festa negra Batekoo (BA). Com o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”, a 22ª edição será realizada de 03 a 05 de maio de 2024, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Com show inédito, Preta Gil destacou a importância da participação no festival para potencializar a felicidade preta. “Para mim é muito importante poder estar nesse coletivo que ajuda tantas pessoas a se autoconhecerem, seja pela identidade, gênero e raça. Esse festival é feito por e para pessoas como eu. Ele é fruto de uma resistência que só aumenta a nossa força”, comemora a cantora.

No line-up também estão confirmados outros grandes nomes da música brasileira, como Luedji Luna; Àttoxxá com Rincon Sapiência; Tasha e Tracie. Além disso, o evento contará com festas dos principais festivais negros de outros estados como o Psica (PA), Bronx (RS), Latinidades (DF) e, rodas de samba como Cacique de Ramos, Quintal dos Pretos, Resenha da Nala, Sambadela (o samba da Thelminha) e blocos afros como Zumbiido e Ilu Obá.

Com uma visão audaciosa e transformadora, o festival surge com uma proposta inovadora: estabelecer e fortalecer laços de felicidade coletiva, enquanto celebra e enaltece as identidades pretas. Este momento marcante representa uma virada significativa, em que novas experiências são propostas e novos horizontes serão explorados pelo público do evento.

Os ingressos poderão ser adquiridos no site Blue Tickets e custam R$ 60 reais a inteira e R$ 30 reais a meia. Os clientes do Mercado Pago que adquirirem ingressos do primeiro lote para o Festival Feira 2024 com o cartão Mercado Pago receberão o desconto de 20% sobre o valor da compra.

Mais informações: www܂festivalfeirapreta܂com

Serviço

Festival Feira Preta

Local: Parque do Ibirapuera – São Paulo–SP

Dia: 03, 04 e 05 de maio

Horário: A partir das 12H

Ingressos: Blue Tickets

“Seja educado”: Policial atira em entregador após recusa em buscar pedido na portaria

0

Um entregador foi ferido por um cliente, um policial militar, que se recusou a descer para buscar o pedido na portaria, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na segunda-feira (4). Nilton Ramon de Oliveira, 24 anos, foi atingido na coxa e submetido a uma cirurgia, encontrando-se em estado grave na CTI do Hospital Municipal Salgado Filho, em Méier, na manhã de terça-feira (5).

O autor do disparo, o cabo Roy Martins Cavalcanti, apresentou-se na 30ª DP (Marechal Hermes), e a Corregedoria da PM iniciou uma investigação para esclarecer o ocorrido. O militar alegou ter agido em legítima defesa depois que Nilton tentou pegar sua arma.

Roy fez um pedido no Porto do Sabor da Praça Saiqui, em Vila Valqueire, e Nilton foi entregá-lo de bicicleta. No portão do endereço, uma rua gradeada, o PM exigiu que o entregador levasse o lanche até a casa. Nilton explicou que não era obrigado a subir, e os dois começaram a discutir por mensagens no aplicativo.

Diante da recusa do PM em encontrá-lo, Nilton acionou o protocolo de devolução na plataforma e voltou para a loja. Roy, no entanto, o seguiu. Na Praça Saiqui, os dois iniciaram uma discussão, e Nilton começou a gravar o incidente. “Por que está colocando a mão na cintura?”, perguntou Roy. “Não estou armado, sou um trabalhador”, respondeu Nilton. A arma do PM foi mostrada durante a gravação. “Estou sendo ameaçado aqui!”, disse o entregador. “Você está sendo desrespeitoso! Seja educado!”, gritou Roy.

Em nota, o iFood se pronunciou sobre o ocorrido. Leia o texto completo:

O iFood não tolera qualquer tipo de violência contra os entregadores parceiros. Lamentamos muito o acontecido com o Nilton Ramon de Oliveira e estamos em contato com a família, que já está recebendo o apoio jurídico, por meio de uma advogada da Black Sisters in Law, que dará seguimento em todo processo jurídico do caso. A conta do cliente em questão foi banida da plataforma.

O iFood esclarece que a obrigação do entregador é deixar o pedido no primeiro ponto de contato, seja o portão da casa ou a portaria do prédio. Essa é a recomendação passada aos entregadores e aos consumidores.

Desde 2023, a empresa vem realizando uma série de iniciativas em parceria com o Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro), para conscientização de moradores e capacitação de porteiros e síndicos de condomínios da cidade. Além disso, expandiu o acolhimento feito pela Central de Apoio Jurídico e Psicológico na cidade do Rio de Janeiro, com possibilidade de atendimento presencial no edifício sede das Black Sisters in Law (BSL) – coletivo de advogadas negras – que fornece assistência para profissionais vítimas de qualquer tipo de violência.

Lançamos recentemente uma Política de Combate à Discriminação e Violência que prevê condutas que não são aceitas, penalidades em relação aos agressores e formas de proteção às vítimas. Esperamos que o caso não fique impune e que Nilton se recupere.

Com informações do G1

Jonathan Majors e Meagan Good estreiam em tapete vermelho como casal

0
Foto: Gilbert Flowes/Variety via Getty

Jonathan Majors, 34, e Meagan Good, 42, posaram em um tapete vermelho pela primeira vez como casal, neste domingo (3), para o 7º almoço anual do Prêmio de Realização Especial da Associação de Críticos de Cinema Afro-Americanos (AAFCA), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Questionado pelo portal norte-americano Extra, como eles estavam, Majors sorriu e respondeu: “Apaixonado. Estamos indo bem, obrigado por perguntar”. A estrela de ‘Harlem’ também acrescentou: “Estamos indo muito bem. Deus é bom”.

“Estamos aqui esta noite celebrando Deon [Taylor], então estamos muito entusiasmados com isso. Ele tem sido um mentor e um irmão mais velho para nós”, destacou a atriz sobre o cineasta que recebeu o Prêmio Horizon dos atores Tyrese Gibson e Hilary Swank.

Foto: Getty Images

No mês passado, uma fonte informou à revista People que Majors agora mora com a namorada em Nova York: “Eles são sólidos e muito apaixonados”, revelou sobre o casal que está junto desde maio de 2023.

Em dezembro de 2023, Majors foi considerado culpado de agressão e assédio contra a ex-namorada Grace Jabbari. Antes do evento no último domingo, o ex-ator da Marvel tinha sido visto com Megan apenas no Tribunal Criminal de Manhattan, para julgamento.

Uma nova data de sentença foi marcada para 8 de abril e o ator pode pegar até um ano de prisão.

Jojo Todynho nega ter recebido ligação de Bolsonaro: “Tenho nada a ver com política”

0
Foto: Reprodução/Instagram

Após a coluna do Erlan Bastos, do portal Em Off, noticiar na última quinta-feira (29), que a Jojo Todynho teria recebido uma ligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lhe convidando para se candidatar a vereadora do Rio de Janeiro, ela se pronunciou negando tudo, neste domingo (3).

Ainda segundo a coluna, a campeã de ‘A Fazenda 12‘ teria recusado o convite porque iria apoiar uma pessoa nesta eleição, mas pretendia se candidatar a deputada federal em 2026, o que também foi desmentido por ela. 

“Eu não falei em telefone nenhum com o Bolsonaro. Eu não estou me candidatando a nada. Eu não tô tendo tempo nem pra mim, imagina para me candidatar”, disse nos stories do Instagram. 

E completa: “Quem está vindo a candidato é meu pai do coração. Nada a ver comigo. Está vindo a vereador. Qual é o partido que ele vem ou deixa de vir? Isso aí é escolha dele, é problema dele. Eu, como filha, só posso apoiar e desejar pra ele. Todo o sucesso do mundo na caminhada dele. Tenho nada a ver com política”.

Horas antes de falar sobre o caso, Jojo havia revelado o motivo de ter acabado a amizade com a Anitta, mas foi acusada de tentar usar cortina de fumaça para abafar a notícia sobre política. 

Antes de se pronunciar nas redes sociais, a assessoria da cantora havia se manifestado em nota para o Hugo Gloss, apenas afirmando que ela não tinha interesse em participar das eleições municipais, em outubro. No entanto, não havia negado a ligação de Bolsonaro. “Como é um assunto de foro íntimo, não tenho essa informação”, disseram. 

error: Content is protected !!