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De visual novo, Rihanna vai à festa de lançamento da Fenty Hair e faz piada sobre R9

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Foto: Reprodução

Ela é o momento! Rihanna foi fotografada na noite da última segunda-feira, 10, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, chegando na festa de lançamento da Fenty Hair, sua nova marca de produtos para cabelo que começa a ser vendida para o público no dia 13 de junho.

Riri chegou deslumbrante ao evento, toda de vermelho e exibindo seu novo visual com cabelos curtinhos. Durante o discurso de lançamento, ela ainda brincou: “este é provavelmente o tempo mais longo que já levei para criar algo… não, eu menti, esse é o R9”, disse, se referindo ao tão esperado álbum pedido por seus fãs.

No dia 4 de junho, Rihanna anunciou sua nova marca de produtos para cabelo, a Fenty Hair, e exibiu os cabelos loiros ainda compridos. Na ocasião, ela afirmou que a marca teria como foco oferecer ao mercado fórmulas reparadoras que funcionam para todos os tipos de cabelos: “Você sabe o quanto mudar meu cabelo é importante para mim”, disse. ‘Já tive quase todas as texturas, cores, comprimentos, desde tramas até tranças e naturais – então estou lançando uma linha flexível de produtos não apenas para todos os cabelos que desejam, mas cada produto é projetado para fortalecer e reparar todos os tipos de cabelo , que é o que realmente precisamos! É hora de brincar e ficar mais fortes com o estilo 💁🏿‍♀️”, finalizou.

Filmes com casais negros para celebrar o Dia dos Namorados

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Fotos: Alyssa Longchamp/Netflix © 2023 e Universal Studios

Procurando um filme para assistir no Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira, 12 de junho? O Mundo Negro selecionou desde comédias românticas à dramas, que mergulham em histórias de casais negros, para assistir juntinhos com o seu par, disponíveis em diferentes plataformas de streamings.

Veja abaixo a lista completo:

União Instável

Dirigido por Silvio Guindane, a comédia romântica brasileira apresenta Eva (Dandara Mariana), uma executiva de sucesso e Alex (Dan Ferreira), brilhante que sonha em criar jogos. Os dois amam-se verdadeiramente, mas na véspera do seu casamento, Alex vê-se envolvido numa série de confusões quando tenta chegar a horas à cerimónia. Agora, Eva e Alex terão de conseguir o impossível, bem como apurar se realmente foram feitos um para o outro. Silvio Guindane faz aqui a sua estreia como realizador. Disponível na Netflix.

Um Ano Inesquecível – Outono 

O musical que integra a segunda parte da quadrilogia, dirigido por Lázaro Ramos, conta a história Anna Júlia (Gabz), que está tentando ser efetivada em um estágio em uma empresa de advocacia. Nos acasos da vida, ela acaba se apaixonando pelo músico João Paulo (Lucas Leto), porém Anna odeia música por conta de um trauma com sua mãe, a cantora Patti (Iza). Disponível no Prime Video. 

Real Love

O drama inspirado na música de Mary J. Blige, Real Love. Na trama, Kendra (Ajiona Alexus) é estudante do primeiro ano de faculdade e quer manter as coisas profissionais com Ben (Da’Vinchi), seu parceiro de aula. Apesar da desaprovação dos pais, das dificuldades financeiras e de uma gravidez inesperada, eles se apaixonam um pelo outro. Disponível no Max.

Rye Lane – Um Amor Inesperado

O romance mostra dois jovens, Dom (David Jonsson) e Yas (Vivian Oparah), se recuperando de separações ruins que se conectam durante um dia agitado no sul de Londres. Disponível na Star+.

Amor em Soweto

A comédia romântica se passa na África do Sul e conta a história de uma mãe na casa dos 60 anos, que deseja ter netos e poder gabar-se deles no grupo da igreja. Mas como os filhos ainda estão longe de se casar, ela decide trabalhar para realizar esse sonho e os filhos começam uma aventura por uma esposa. Disponível na Netflix.

Paloma

O drama retrata a vida de Paloma (Kika Sena), uma agricultora, que quer um casamento tradicional em uma igreja católica com o namorado Zé (Ridson Reis), mas o padre recusou seu pedido. Paloma é uma mulher trans e vai lutar por seu sonho. Disponível no Globoplay.

A Fotografia

Estrelado por Issa Rae e Lakeith Stanfield, a trama acompanha Mae Morton, que fica arrasada quando sua mãe fotógrafa falece inesperadamente, deixando-a com muitas perguntas sem resposta. Depois de descobrir uma velha fotografia de família, Mae viaja ao passado de sua mãe que resulta em um poderoso e inesperado romance com um jornalista em ascensão, Michael Block. Disponível na Apple TV+.

Moonlight

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o drama acompanha Black (Trevante Rhodes) em uma jornada de autoconhecimento enquanto tenta escapar do caminho fácil da criminalidade e do mundo das drogas de Miami. Ele encontra o amor no seu melhor amigo, Kevin (André Holland) e sonha com um futuro maravilhoso. Disponível no Prime Video. 

A Descoberta Perfeita

A comédia romântica conta a história de Jenna (Gabrielle Union), uma editora de moda que vê seu retorno profissional ameaçado ao descobrir que o rapaz que ela beijou em uma festa é um colega de trabalho e, pior, filho da nova chefe. Disponível na Netflix.

Estudante que mora em abrigo para pessoas em situação de rua se forma, vira orador de turma e emociona: “Tenha fé em quão longe você pode ir”

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Foto: Marlon Winn.

A história de determinação do jovem Elijah Hogan, de apenas 19 anos, chamou atenção da mídia internacional. Morador da cidade de Louisiana, ele conseguiu se formar no ensino médio após passar anos morando num abrigo para pessoas em situação de rua. Apesar das dificuldades, Hogan concluiu os estudos com uma nota de destaque na Walter L. Cohen High School. Ele se tornou orador da turma durante a cerimônia de formatura.

Em seu discurso, o jovem agradeceu à sua comunidade por ajudá-lo a alcançar a conquista. “Tenho pessoas que estavam lá para me ajudar a superar isso. E sem elas eu não teria chegado onde estou agora como orador da turma”, disse Hogan sobre colegas estudantes, professores e funcionários. “Nunca foi fácil, tive algumas tropeções e quedas, [mas] estou bem. Não se deixe abater pelas suas limitações. Use-as para avançar sem qualquer restrição“.

A falta de moradia aumentou no estado da Louisiana nos últimos anos, especialmente na comunidade negra. De acordo com a Axios , a falta de moradia em sua cidade mais populosa, Nova Orleans, aumentou 7% para os negros. 

“Elijah é um belo reflexo do que acontece quando as crianças negras de Nova Orleans obtêm os serviços e oportunidades que merecem. Eles brilham”, disse Jerel Bryant, diretor executivo da Collegiate Academies, uma rede de escolas públicas sem fins lucrativos que administra a Walter L. Cohen High School. “É isso que ele está fazendo e estamos extremamente orgulhosos dele.”

Com o ótimo desempenho, Elijah Hogan ganhou uma bolsa integral para um programa de quatro anos na Universidade Xavier de Louisiana. Ele planeja estudar design gráfico e arte.

Idris Elba diz que interpretar vilões pode ser ‘terapêutico’: “Coisas que só pensamos nos lugares mais sombrios de nossos cérebros”

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Foto: COLLIER SCHORR.

Em entrevista para The Wall Street Journal, Idris Elba revelou que costuma enxergar o trabalho de atuação com vilões um processo ‘terapêutico’. O astro defende que dar vida a personagens considerados ‘socialmente inaceitáveis’ pode ser um grande desafio, mas um presente e grande oportunidade de crescimento.

“Essas pessoas podem dizer coisas que só pensamos nos lugares mais profundos e sombrios de nossos cérebros”, contou Elba sobre os vilões. “Eles dizem coisas horríveis e gritam coisas horríveis e tornam-se completamente inaceitáveis ​​socialmente. Como ator, isso às vezes é um presente, às vezes um pouco de terapia.”

Idris Elba. Foto: Efe EPA Sascha Steinbach.

O último grande vilão interpretado por Idris Elba foi com o personagem Rufus Buck em ‘Vingança e Castigo’, de 2021. “Algo que eu realmente queria explorar era: como podemos torná-lo assustador sem fazer uma atuação assustadora? Acho que conseguimos dar a ele uma grande entrada, que entrada”, disse o astro em 2021 para Vanity Fair.

Elba também revelou que não segue nenhuma fórmula para escolher quais papéis vai aceitar no mundo do cinema. “Eu sou um daqueles atores que acredita que atuar é atuar. Eu realmente não tenho uma fórmula para o que escolher. Se eu me identifica com o personagem, não tenho hierarquia. O roteiro é bom? É algo que eu fiz antes?”, finalizou.

Ogan Bangbala, conhecido como o Ogan mais velho em atividade no Brasil, é homenageado com exposição no Rio de Janeiro

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Foto: Milana Trindade

Em julho, o Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, vai inaugurar a exposição “Vida na Fé: Matriz Africana – Edição Ogan Bangbala”, que homenageia Luiz Ângelo da Silva, o Ogan Bangbala, conhecido por ser o Ogan mais velho em atividade no Brasil. Aos 105 anos, o Ogan viveu 98 deles dedicados ao Candomblé, e terá suas contribuições para a preservação e construção de terreiros tradicionais no Rio de Janeiro e em Salvador contadas na mostra.

A exposição promete uma imersão cultural que destaca não apenas a trajetória pessoal de Bangbala, mas também a profundidade das matrizes culturais africanas que ele representa. O visitante será transportado para uma ambientação cênica que remete à casa do Ogan, com referências de sua história e seu papel na comunidade.

Além da exposição, a curadoria assinada pelo Babalorixá e Professor Anderson do Bangbosè e pela Professora Elaine Marcelina, inclui uma vasta pesquisa que traça a trajetória de Bangbala desde seu nascimento, em 1930. Esta pesquisa culminará no lançamento de um documentário, que será exibido em paralelo à exposição, oferecendo um olhar detalhado sobre a vida e o impacto cultural do Ogan. O documentário conta com fotografias de Milana Trindade e a direção de Fábio França.

A exposição Vida na Fé pretende não só celebrar a figura de Bangbala, mas também enfatizar a importância das religiões de matriz africana na construção da identidade cultural brasileira. “É crucial que projetos culturais como o nosso busquem resgatar e preservar essas tradições, para que as futuras gerações possam compreender a profunda contribuição africana para a nossa diversidade cultural”, destaca França.

SERVIÇO

Exposição: Vida na Fé: Edição Ogan Bangbala
Local: Centro Cultural Correios
Data: Julho

Irlanda do Norte elege sua primeira prefeita negra: Lilian Seenoi-Barr, uma ex-refugiada do Quênia

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Foto: Getty Images.

A Irlanda do Norte, país que faz parte do Reino Unido, elegeu e empossou sua primeira prefeita negra. Lilian Seenoi-Barr foi empossada como prefeita de Derry City e Strabane. Com uma longa jornada na vida política, ela se mudou para a Europa há 14 anos, como uma refugiada do Quênia.

“Se vocês me dissessem que eu me tornaria a prefeita da cidade, não teria acreditado. Desde que cheguei, Derry me abraçou, me concedeu uma família, uma comunidade e agora é uma honra servir como prefieta”, disse Lilian, que em 2021 também se tornou vereadora do distrito de Foyleside, através do Partido Social Democrata e Trabalhista.

“É a nossa hora de construir uma cidade de Derry e um conselho distrital de Strabane mais inclusivos, prósperos e vibrantes, sob a bandeira da unidade e da mudança progressiva. Obrigada pela sua confiança, pelo seu tempo e pelo seu apoio. Juntos, vamos abraçar as nossas diferenças e construir um novo futuro juntos“, celebrou.

A experiência de Lilian como refugiada a inspirou a fundar sua própria instituição de caridade, o North West Migrants Forum, em 2012, para apoiar migrantes e requerentes de asilo. “Muitos de vocês sabem que estou profundamente orgulhosa da minha herança Maasai, rica em cultura e tradição”, disse a prefeita em seu discurso de posse. “Crescendo como um dos 14 irmãos em uma aldeia Maasai, fui criada em um lar cheio de amor, união, trabalho duro e compromisso com a justiça e a liberdade – valores que levo adiante em meu serviço.”

Em um podcast afrocentrado, creator defende que homens amam com mais autenticidade que as mulheres

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Foto: Jessica Felicio

Em um recente episódio de seu podcast “We Need To Talk”, Allen Obi,  creator que produz conteúdo com foco em antropologia africana fez uma declaração provocativa que rapidamente repercutiu nas redes sociais. Obi afirmou que “os homens amam com mais autenticidade do que as mulheres”, gerando um debate acalorado entre seus ouvintes e seguidores.

Durante o podcast, Obi argumentou que as mulheres são socializadas desde cedo para se apaixonarem pelo conceito de amor, valorizando mais o processo e a pompa envolvida no namoro e nos encontros. “As mulheres estão apaixonadas pelo amor”, disse Obi, destacando que desde meninas, elas são ensinadas a idealizar o romance e a fase de namoro. Em contraste, ele sugere que quando os homens se apaixonam, é uma experiência mais séria e comprometida, marcada pelas responsabilidades de prover e proteger.

Segundo Obi, para os homens, amar significa estar disposto a sacrificar tudo pela pessoa amada, incluindo a própria vida. “Eu a amo, significa que estou disposto a morrer por ela”, explicou, sugerindo que essa intensidade não é uma exigência socialmente imposta às mulheres. Ele acredita que os homens não são tão “generosos” com seu amor precisamente porque essa responsabilidade é imensa e carregada de significados profundos.

A declaração de Obi gerou reações diversas. Alguns ouvintes concordaram com sua visão, reconhecendo a pressão cultural que as mulheres enfrentam para buscar o “amor perfeito”. Outros, porém, criticaram a simplificação da complexa dinâmica emocional de ambos os gêneros. Críticos argumentam que a visão de Obi pode ser limitada e não considerar as nuances das experiências individuais de amor e afeto.

Obi também mencionou que, para os homens, descobrir que estão apaixonados pode ser uma experiência conflituosa e menos “feliz” do que para as mulheres. Ele destacou que, enquanto as mulheres são socializadas para se deleitarem com cada etapa do processo de se apaixonar, os homens muitas vezes encaram o amor com uma seriedade que reflete suas obrigações sociais e culturais.

O debate levantado por Obi ecoa discussões mais amplas sobre a socialização de gênero e as expectativas culturais em torno do amor. Estudos em sociologia e psicologia frequentemente apontam diferenças na forma como homens e mulheres são ensinados a entender e expressar suas emoções, mas generalizações podem ignorar as variáveis individuais que moldam cada experiência de amor.

A declaração de Allen Obi, portanto, não só provocou reflexões sobre como o amor é vivenciado e expressado por diferentes gêneros, mas também sublinhou a necessidade de considerar as influências culturais e sociais que moldam essas experiências. Enquanto a discussão continua, fica claro que as complexidades do amor e das relações humanas no mundo moderno são profundas e multifacetadas. Para ouvir a declaração completa e as discussões subsequentes, o episódio do podcast pode ser acessado no YouTube.

Samantha Almeida assume Diretoria de Marketing da TV Globo e Kellen Julio é nomeada para Inovação e Diversidade dos Estúdios Globo

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Foto 1 - Samantha Almeida – Globo/João Cotta Foto 2 - Kellen Julio – Globo/ Fabio Rocha

A TV Globo anunciou, nesta segunda-feira, 10, mudanças em sua estrutura organizacional, nomeando Samantha Almeida como Diretora de Marketing e Kellen Julio para o cargo de Inovação e Diversidade dos Estúdios Globo.

Samantha Almeida foi nomeada para chefiar a recém-criada Diretoria de Marketing da TV Globo, que será responsável pela estratégia de marketing, comunicação de produto, calendário de eventos e gerenciamento dos perfis digitais @tvglobo. A mudança acontece em um momento estratégico, quando a emissora se prepara para celebrar seus 60 anos em 2025. Antes de assumir o novo cargo, Samantha era Diretora de Inovação e Diversidade em Conteúdo dos Estúdios Globo desde 2022, tendo ingressado na empresa no ano anterior como Diretora de Criação. Ela deve liderar a consolidação das atividades de marketing, um papel essencial para as comemorações do aniversário da TV Globo.

Enquanto Kellen Julio, que até então comandava a área de Diversidade e Inclusão da Globo, foi nomeada para ocupar a Diretoria de Inovação e Diversidade em Conteúdo dos Estúdios Globo. Com seis anos na empresa, Kellen é conhecida por sua contribuição na criação de estratégias robustas para a promoção da diversidade e pela implementação de processos e metas concretas na emissora. No novo cargo, Kellen será responsável por ampliar a diversidade nos conteúdos de entretenimento, trabalhando em parceria com os diretores de gênero dos Estúdios Globo. Sua missão inclui fortalecer o Hub de Cultura em Dramaturgia e Variedades e acelerar as ações de ESG nos conteúdos.

Amauri Soares, diretor-executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, destacou a escolha em comunicado interno: “Samantha tem o talento, o conhecimento e a potência necessários para o novo desafio. Estamos entusiasmados com os resultados que virão sob sua liderança”, disse. Ele também destacou o trabalho realizado por Kellen durante sua tragetória na empresa: “Kellen transformou a busca por diversidade na Globo em resultados concretos. Sua experiência será fundamental para avançar nas metas de expansão da diversidade e na inovação dos nossos conteúdos,” afirmou Amauri Soares.

Estrutura e Colaboração

A nova Diretoria de Marketing contará com a colaboração de Larissa Regia, gerente dos Estúdios Digitais Globo, e de Mariana Rogel, gerente-sênior de marketing da TV Globo, que integrarão a estrutura sob a liderança de Samantha Almeida. A equipe será responsável por consolidar todas as iniciativas digitais da emissora, buscando uma abordagem integrada e inovadora.

Nos Estúdios Globo, Kellen Julio trabalhará ao lado de Valéria Oliveira, gerente de Diversidade e Inovação, e de Leandro Fragoso, responsável pelas ações de ESG. Eles seguirão na estrutura dos Estúdios, reportando-se diretamente a Kellen, para apoiar as iniciativas de diversidade e sustentabilidade.

Torcedores do Valencia são condenados à prisão por insultos racistas contra Vinicius Jr.

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Foto: divulgação, Real Madrid CF

Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão nesta segunda-feira, 10, por proferirem insultos racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, durante uma partida realizada em maio do ano passado no estádio Mestalla. Além da pena de reclusão, o trio ficará impedido de entrar em estádios de futebol por dois anos e terá de arcar com as custas processuais.

Os crimes aconteceram no dia 21 de maio de 2023, quando Vini Jr. denunciou os insultos racistas que recebeu, quando a partida entre Real Madrid e Valencia chegou a ser temporariamente interrompida. Depois de uma denúncia feita pela La Liga, as imagens das câmeras de segurança do estádio auxiliaram na identificação dos torcedores responsáveis pelos ataques racistas foram identificados.

Antes de receberem a sentença, os acusados pediram desculpas publicamente ao atleta, à La Liga e ao Real Madrid, conforme relatou o jornal espanhol Marca. A carta de desculpas foi lida em juízo, em uma tentativa de atenuar as penas.

Javier Tebas, presidente da La Liga, comemorou a decisão judicial. “Esta sentença é uma vitória significativa na luta contra o racismo na Espanha. Ela não apenas repara os danos causados a Vinicius Jr., mas também envia uma mensagem clara de que qualquer forma de insulto racial será identificada, denunciada e resultará em consequências penais,” declarou Tebas em nota.

Em março deste ano, Vinicius Jr. voltou a enfrentar o Valencia em um reencontro com a torcida no mesmo estádio Mestalla, onde nove meses antes havia sido alvo de ofensas racistas. A chegada do ônibus do Real Madrid à arena ocorreu sem transtornos, segundo a imprensa espanhola, mas do lado de fora, imagens de cartazes comparando o jogador ao personagem Pinóquio foram divulgadas nas redes sociais.

A torcida organizada do Valencia criou uma canção infantil adaptada com a figura de Pinóquio para zombar do jogador, tratando-o como “mentiroso” por alegar ter sido alvo de racismo. Cartazes com a caricatura do rosto de Vinicius e a frase “Pinóchius (junção de Pinocho com Vinicius), eu não ligo” foram vistos nos arredores do estádio.

Em resposta a esses atos, a Associação de Acionistas do Valencia CF pela sua Liberdade e Democratização postou no Twitter que a segurança do clube considerou os cartazes inapropriados e os removeu, classificando a ação como uma forma de “censura.”

Exposição “Dos Brasis” bate recorde em Petrópolis com quase cem mil visitantes em apenas um mês

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Imagem: Don't Touch (2020), Mauricio Igor

A exposição “Dos Brasis – arte e pensamento negro”, maior exposição de artistas negros já montada no Brasil, alcançou um feito histórico no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ). Em apenas um mês de exibição, a mostra atraiu quase cem mil visitantes, estabelecendo um novo recorde de público para o espaço cultural em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Góes, do jornal O Globo.

Inaugurada em 3 de maio, a exposição, que celebra a produção artística de artistas negros brasileiros, fica em cartaz até 27 de outubro. Reunindo um total de 384 obras de 241 artistas, a mostra explora um vasto período da história da arte, desde o final do século XVIII até as produções contemporâneas do século XXI.

Imagem: Don’t Touch (2020), Mauricio Igor

Os visitantes podem explorar sete núcleos temáticos, que trazem uma rica diversidade de formas artísticas, incluindo pinturas, fotografias, esculturas, instalações e videoinstalações. A curadoria é assinada por Igor Simões, com colaboração de Lorraine Mendes e Marcelo Campos, que organizaram a mostra de maneira a refletir a amplitude e profundidade da arte e do pensamento negro no Brasil.

A entrada para a exposição é gratuita, o que tem contribuído para a grande afluência de público. A iniciativa busca não apenas promover a visibilidade dos artistas negros, mas também estimular uma reflexão crítica sobre a história e a cultura do país através das lentes da arte.

A exposição chegou ao Rio de Janeiro após uma temporada de cinco meses em cartaz no Sesc Belenzinho, localizado na Zona Leste de São Paulo. “É uma exposição saturada, cheia, lotada. É uma resposta àquela pergunta: ‘Onde estão os negros na arte brasileira?’. Esse espaço diz: isso não é uma onda, nem algo recente. É uma lista interminável, e apenas uma pequena parte do que podemos mostrar”, contou o historiador gaúcho Igor Simões em entrevista concedida à Veja SP, em agosto de 2023.

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