O Centro Afro Carioca de Cinema através de suas ações reforça há 7 anos a importância da influência africana na formação da Identidade da Cultura Brasileira. A criação deste projeto foi a última realização de Zózimo Bulbul, falecido em janeiro de 2013, que sempre valorizou sua raízes africanas. Na primeira edição, desta mostra, em 2012, realizou um grande sonho: criou intervenções artísticas/urbanas/afro brasileiras na Gamboa: fazer uma reverência a todos os africanos que por ali passaram – o lugar de desembarque no Brasil.
Nós do Centro Afro Carioca de Cinema entendemos que é preciso perpetuar seu legado de intervenções em pontos distintos da Zona Portuária transformando este projeto em edições anuais para as novas gerações.
Notícias Relacionadas
Taís Araujo fala sobre emoção de gravar como Nossa Senhora em ‘O Auto da Compadecida 2’: “Queria esticar aquele momento”
7ª edição da Celebração do Cinema e Televisão Negros dos EUA celebra carreira de Regina King e Tyler Perry
Este projeto visa valorizar a memória das manifestações culturais da população da região portuária, estimulando seu reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial. Visa também divulgar conhecimentos sobre a memória da região e como ela pode ser utilizada nos dia de hoje.
A Mostra Herança Africana Intervenções Urbanas a caminho do Porto será realizada nos seguintes locais:
- Dia 16 de maio, às 20h – Cortejo do Largo de São Francisco da Prainha – Reverência aos artistas – in memoriam e Intervenções de Música.
- Dia 16 de maio, 21h às 23h e 17 de maio, 11h às 23h – Cais do Valongo – Degustação de gastronomia afro-brasileira e Exposição de Fotos e de imagens multimídia e Intervenções de Circo e Música.
- Dia 17 de maio, 10h às 13h – Museu de Arte do Rio (MAR): Palestras sobre a importância da herança africana na Gamboa e em seu entorno.
Haverá uma Mostra de fotográfica com personalidades cariocas de grande influência para a formação da cultura afro brasileira contemporânea. E também: show de samba com os grupos Raízes Negras, com os cantores Tânia Machado e Rubens Confete e apresentação do grupo Terno de Cambraia. Como projeção de filmes realizados por Zózimo Bulbul sobre a Zona Portuária.
Algumas personalidades que serão homenageadas na Exposição Fotográfica: In Memoriam: Da Música: Aniceto do Império, Silas de Oliveira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Natal da Portela, Luiz Carlos da Vila, Xangô da Mangueira, Jamelão, Pixinguinha, João da Baiana, Paulo Moura e Emílio Santiago. Das Artes Cênicas: Grande Otelo, Mussum, Paulão Barbosa e Cléa Simões. Do Cinema: Zózimo Bulbul. Do pensamento: Irmãos Rebouças, Machado de Assis, Luis Gama; Lelia Gonzales, Beatriz Nascimento. Personalidade: Tia Ciata. Em vida: Da Música: Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Carlos Da fé, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Wilson Moreira, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Elza Soares e Rubens Confeti. Das Artes Cênicas: Milton Gonçalves, Léa Garcia, Ruth de Souza e Zezé Motta. Do pensamento: Conceição Evaristo, Ele Semog, Sueli Carneiro.
Notícias Recentes
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade