“Herança Africana: Reverência a Todos os Africanos que por ali passaram”

0
695

O Centro Afro Carioca de Cinema através de suas ações reforça há 7 anos a importância da influência africana na formação da Identidade da Cultura Brasileira. A criação deste projeto foi a última realização de Zózimo Bulbul, falecido em janeiro de 2013, que sempre valorizou sua raízes africanas. Na primeira edição, desta mostra, em 2012, realizou um grande sonho: criou intervenções artísticas/urbanas/afro brasileiras na Gamboa: fazer uma reverência a todos os africanos que por ali passaram – o lugar de desembarque no Brasil.

 Nós do Centro Afro Carioca de Cinema entendemos que é preciso perpetuar seu legado de intervenções em pontos distintos da Zona Portuária transformando este projeto em edições anuais para as novas gerações.

Este projeto visa valorizar a memória das manifestações culturais da população da região portuária, estimulando seu reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial. Visa também divulgar conhecimentos sobre a memória da região e como ela pode ser utilizada nos dia de hoje.

 

A Mostra Herança Africana Intervenções Urbanas a caminho do Porto será realizada nos seguintes locais:

 

  • Dia 16 de maio, às 20h – Cortejo do Largo de São Francisco da Prainha – Reverência aos artistas – in memoriam e Intervenções de Música.
  • Dia 16 de maio, 21h às 23h e 17 de maio, 11h às 23h – Cais do Valongo – Degustação de gastronomia afro-brasileira e Exposição de Fotos e de imagens multimídia e Intervenções de Circo e Música.
  • Dia 17 de maio, 10h às 13h – Museu de Arte do Rio (MAR): Palestras sobre a importância da herança africana na Gamboa e em seu entorno.

 

Haverá uma Mostra de fotográfica com personalidades cariocas de grande influência para a formação da cultura afro brasileira contemporânea. E também: show de samba com os grupos Raízes Negras, com os cantores Tânia Machado e Rubens Confete e apresentação do grupo Terno de Cambraia. Como projeção de filmes realizados por Zózimo Bulbul sobre a Zona Portuária.

 

Algumas personalidades que serão homenageadas na Exposição Fotográfica: In Memoriam: Da Música: Aniceto do Império, Silas de Oliveira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Natal da Portela, Luiz Carlos da Vila, Xangô da Mangueira, Jamelão, Pixinguinha, João da Baiana, Paulo Moura e Emílio Santiago. Das Artes Cênicas: Grande Otelo, Mussum, Paulão Barbosa e Cléa Simões. Do Cinema: Zózimo Bulbul. Do pensamento: Irmãos Rebouças, Machado de Assis, Luis Gama; Lelia Gonzales, Beatriz Nascimento. Personalidade: Tia Ciata. Em vida: Da Música: Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Carlos Da fé, Zeca Pagodinho,  Leci Brandão, Wilson Moreira, Nei Lopes, Dona Ivone Lara, Elza Soares e Rubens Confeti. Das Artes Cênicas: Milton Gonçalves, Léa Garcia, Ruth de Souza e Zezé Motta. Do pensamento: Conceição Evaristo, Ele Semog, Sueli Carneiro.

Comments

Comentários