A celebração do Dia Nacional da Consciência Negra deste ano vai ganhar um ar mais leve. E vai ter dose dupla. Dia 19 de novembro, o Centro Cultural do Grajaú recebe o escrete do humor preto – Helio de La Peña, Paloma Santos, Niny Magalhães e Gui Preto. Dia 20, será a vez do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes acolher Niny Magalhães, Zete Brito, Paloma Santos e Helio de La Peña. O coletivo de comediantes Risadas Pretas Importam preparou um fim de semana histórico para São Paulo. Dois shows na periferia da cidade.
É o humor preto brasileiro promovido pela Secretaria de Cultura de São Paulo, com total apoio da secretária, Aline Torres. Serão oferecidos gratuitamente à população paulistana.
Notícias Relacionadas
O Poder das Ervas : atividade com Mãe Celina de Xangô faz parte do Novembro Negro do Museu do Amanhã
Mesmo com atrações internacionais, Salvador Capital Afro não consegue patrocínio de marcas: "racismo no cerne das decisões"
Risadas Pretas Importam ou Black Laughs Matter, no idioma de Eddie Murphy e Wanda Sykes, é um show de humor que dialoga inclusive com a reparação cômica! Uma forma memorável de celebrarmos esta data tão marcante, ocupando palcos com um grande, belo e popular sorriso negro.
Comediantes de ponta da cena do stand up brasileiro se apresentam no palco, trazendo um humor temperado pelo afrofuturismo. A plateia vai rir com os negros! Cinco artistas, cinco sotaques, cada um trazendo suas vivências, mostrando a riqueza da diversidade da cultura humorística dos pretos para gente de todas as cores.
Durante 1 hora de 10 minutos, Helio de La Peña, Niny Magalhães, Gui Preto, Paloma Santos e Zete Brito se revezarão em dois espetáculos, com performances de 10 a 12 minutos, cada um trazendo sua verve e personalidade. O DJ Jé Versátil, experiente no rolê do suingue nas apresentações da comédia preta, assina a trilha sonora de abertura e encerramento, além de criar as vinhetas de transição entre os shows.
CURADORIA e DIREÇÃO
Helio de La Peña passou a circular no universo do humor de cara limpa em 2018. Desde então vem participando de shows pelo Brasil ao lado da nova geração. Carioca da Vila da Penha, 63 anos, casado, três filhos, formado em engenharia pela UFRJ. Humorista de águas abertas e, o mais importante, botafoguense. Um dos criadores do programa “Casseta & Planeta, Urgente!” (Tv Globo), no ar de 1992 a 2010, onde atuou e escreveu. Em seu show fala de política sem preconceito, batendo em todo mundo, expõe as contradições de ser o único preto em ambientes sofisticados, assim como traz a vivência de quem cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro.
Segundo o ator, um dos pilares desse elenco é : “Diversidade acima de tudo, humor pra cima de todos”.
Seja em origem, em gênero, em classe social ou em faixa etária, tendo como denominador comum o talento e a experiência na comédia stand up. Pensando nisso, ele vai reunir comediantes homens e comediantes mulheres, todos pretos e que abordam os mais variados assuntos, inclusive tirando sarro do racismo.
Notícias Recentes
Emmy 2024: onde assistir as produções indicadas com protagonismo negro
Violência contra as mulheres no mundo corporativo e a nossa parcela de responsabilidade