Haiti: após terremoto, ciclone tropical segue para o país

0
Haiti: após terremoto, ciclone tropical segue para o país
Foto: Duples Plymouth/AP

Centro meteorológico alertou para possíveis inundações repentinas e possíveis deslizamentos de terra nas próximas horas. 

Após sofrer com um terremoto de magnitude 7,2 no último sábado (14), o Haiti está prestes a receber o ciclone tropical Grace. O fenômeno pode causar fortes chuvas nas próximas horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) nesta segunda-feira (16) em seu último relatório.

Grace está localizada a cerca de 200 km a leste de Porto Príncipe, a capital do Haiti, e está se movendo para oeste a cerca de 24 km / h, com ventos máximos sustentados de 55 km / h e rajadas mais fortes, disse a agência. O centro do ciclone “passará perto da costa sul de São Domingos – a ilha compartilhada por Haiti e República Dominicana – hoje e esta noite”, disse o NHC, com sede em Miami, no sudeste dos Estados Unidos.

Há previsão de chuvas entre 127mm e 254 mm no sul do Haiti e na República Dominicana, com máximos isolados de 381 mm. “Essas fortes chuvas podem produzir inundações repentinas e urbanas e possíveis deslizamentos de terra”, alertou o centro meteorológico.

Pelo menos 1.300 pessoas morreram e 5.700 ficaram feridas no terremoto que atingiu o sudoeste do Haiti no sábado, deixando milhares de moradores desabrigados. Além do Haiti, o ciclone Grace vai passar pela Jamaica, Cuba e Ilhas Cayman entre terça e quarta-feira.

Com informações da France Presse

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display