Fernando Haddad (PT), futuro ministro da Fazenda, anunciou a Fernanda Santiago, Procuradora da Fazenda Nacional, como Assessora Especial de Assuntos Jurídicos da pasta, a única pessoa negra que irá integrar a equipe econômica. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília.
A advogada Fernanda Santiago trabalhou na PRF (Polícia Rodoviária Federal) de 2003 a 2016. Mestranda em Direitos Humanos pela USP (Universidade de São Paulo), neste ano Fernanda foi eleita representante da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional no Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU).
Notícias Relacionadas
20 de janeiro: Dia de Martin Luther King Jr.
Séries com protagonismo negro que estreiam em 2025
Na semana passada, Haddad foi criticado por nomear oito pessoas para compor a equipe, sendo todos brancos e apenas uma mulher. O caso repercurtiu negativamente entre os militantes negros, especialmente porque Frei David, fundador e diretor-geral da Educafro, não poupou palavras para descrever o quão estava decepcionado.
“Haddad é de nossa extrema confiança e nós prevíamos que ele ia ser bastante comprometido conosco e que não ia parar em 30% de negros nos cargos de alta patente do Ministério dele. Que ele iria imitar o Flavio Dino [futuro Ministro da Justiça], e botar 50% de negros em cargos importantes. No entanto, até agora, o Ministro Haddad não indicou um negro sequer. Me sinto ofendido, envergonhado e chateado”, disse o Frei na última quinta-feira (22).
O futuro ministro não se pronunciou sobre o caso, mas hoje, além da Fernanda em assuntos jurídicos, ele também nomeou Tatiana Rosito como secretária especial de Assuntos Internacionais. “Essas duas funções são muito próximas a mim e exigem uma interface muito grande, inclusive com outros ministérios”, afirma Haddad.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety