Grupo O Boticário e Avon cancelam termo ‘Black Friday’ em respeito à luta antirracista

0
Grupo O Boticário e Avon cancelam termo ‘Black Friday’ em respeito à luta antirracista
Camilla de Lucas - Foto: Reprodução instagram Avon @avonbrasil

Beauty Week e Best Friday, são os novos termos escolhidos pelo Grupo O Boticário e Avon, respectivamente, para aderirem à Black Friday deste ano. As mudanças vêm em forma de respeito à luta antirracista, uma vez que há um questionamento em torno do uso do termo ‘Black’ e à interpretação de que preto é barato, têm valor inferior ou “promocional”.

O tema vem sendo discutido no mercado, desde a publicação de Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, que usou seu perfil no Linkedin para fazer o anúncio oficial sobre a decisão de atualização do termo. “Há dois meses de um dos períodos mais importantes para o varejo, o Grupo Boticário decidiu: nossa Black Friday será Beauty Week. E por quê? Em linha com os movimentos de combate ao racismo em relação ao uso do termo e firmes em nossa jornada pela busca da equidade racial dentro e fora da empresa, temos a responsabilidade, o compromisso e a capacidade de mobilização em prol de um mundo melhor, com oportunidades iguais. Assim, convidamos vocês e suas empresas a se juntarem a nós e repensarem suas Black Fridays. Afinal, não é “só” uma mudança no termo. Esse é o caminho para alcançarmos o sucesso responsável e dar mais uma contribuição para uma nova perspectiva de raça na sociedade.”, incitou ele. 

Desde então, a Avon se posicionou e vai promover descontos durante todo o mês de novembro, e a Adidas vem analisando a questão. No estado do Amazonas, a discussão foi levada à nível judicial, com a orientação do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Amazonas aos comerciantes do estado de não utilizarem o termo “Black Friday” e o substitua por “Semana Promocional”.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display