Beauty Week e Best Friday, são os novos termos escolhidos pelo Grupo O Boticário e Avon, respectivamente, para aderirem à Black Friday deste ano. As mudanças vêm em forma de respeito à luta antirracista, uma vez que há um questionamento em torno do uso do termo ‘Black’ e à interpretação de que preto é barato, têm valor inferior ou “promocional”.
O tema vem sendo discutido no mercado, desde a publicação de Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, que usou seu perfil no Linkedin para fazer o anúncio oficial sobre a decisão de atualização do termo. “Há dois meses de um dos períodos mais importantes para o varejo, o Grupo Boticário decidiu: nossa Black Friday será Beauty Week. E por quê? Em linha com os movimentos de combate ao racismo em relação ao uso do termo e firmes em nossa jornada pela busca da equidade racial dentro e fora da empresa, temos a responsabilidade, o compromisso e a capacidade de mobilização em prol de um mundo melhor, com oportunidades iguais. Assim, convidamos vocês e suas empresas a se juntarem a nós e repensarem suas Black Fridays. Afinal, não é “só” uma mudança no termo. Esse é o caminho para alcançarmos o sucesso responsável e dar mais uma contribuição para uma nova perspectiva de raça na sociedade.”, incitou ele.
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Desde então, a Avon se posicionou e vai promover descontos durante todo o mês de novembro, e a Adidas vem analisando a questão. No estado do Amazonas, a discussão foi levada à nível judicial, com a orientação do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Amazonas aos comerciantes do estado de não utilizarem o termo “Black Friday” e o substitua por “Semana Promocional”.
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