O Google Trends lançou nesta sexta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, uma central de insights dedicada a data. A página destaca temas relevantes para o movimento, como a busca por direitos, o interesse por personalidades trans, e também o interesse de busca por desafios enfrentados pela comunidade trans no Brasil.
A central busca ainda destacar o interesse por pessoas trans que romperam barreiras e conquistaram posições inéditas, como se observa no ranking de termos mais buscados associados à frase “Primeiro/a… trans”:
Notícias Relacionadas
Billy Porter relata como sua mãe superou pressões religiosas para apoiar o filho gay: 'Ela escolheu o amor incondicional'
Museu das Favelas recebe 3ª edição do 'Vou Assim Fashion Show', maior evento de pessoas trans na moda
- Primeira modelo trans
- Primeira transexual brasileira
- Primeira miss trans
- Primeiro homem trans
- Primeira trans eleita
- Primeiro transexual brasileiro
- Primeira trans comissária
- Primeira mãe transexual
- Primeira doutora trans
- Primeira transexual mulher
Já as personalidades trans brasileiras mais buscadas, desde 2004, no Brasil, são:
- Thammy Miranda
- Laerte Coutinho
- Roberta Close
- Léo Áquilla
- Rogéria
- Urias
- Liniker
- Lea T
- Ariadna Arantes
- Luisa Marilac
Em 2020, as buscas por transexualidade dentro da vertical de política bateram recorde em novembro, mês das eleições municipais. Vereador em São Paulo, Thammy Miranda foi a pessoa trans eleita mais buscada em todo o país. Seu nome sozinho concentrou 53% das consultas realizadas pelas cinco pessoas trans eleitas mais buscadas desde novembro de 2020. Na sequência, aparecem Dandara (27%), Duda Salabert (11%), Maria Regina (5%) e Erika Hilton (4%).
Com o passar dos anos, o movimento trans conquistou cada vez mais espaço nas discussões dos brasileiros, em conjunto com a conquista de direitos como o nome social. Isso também se refletiu nas Buscas:
O direito ao nome social é um dos maiores em termos de interesse de busca dentro desse escopo. As perguntas mais buscadas sobre “nome social”, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, são:
- O que é o nome social?
- Como usar o nome social na escola?
- Como funciona o nome social do Enem?
- Como funciona o nome social em órgãos públicos?
- É aceitável usar o nome social na identidade?
Vale ressaltar que com o avanço das discussões sobre gênero, os termos “Cisgeneridade”, “Genderqueer”, “Identidade de gênero” e “Gênero binário” ganharam força na Busca. O gráfico abaixo ilustra o crescimento desses termos desde meados de 2015.
Não podemos esquecer, no entanto, que o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. Ele é, também, o país que demonstra maior interesse de busca pelo termo “transfobia” nos últimos 12 meses, sendo seguido por Reino Unido, Nova Zelândia, Chile e Austrália
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro