Com os impactos negativos da pandemia na alimentação, o Fundo Agbara, que é um fundo filantrópico voltado ao empoderamento financeiro de mulheres negras, tenta reverter o atual cenário de fome e pobreza nutricional, empoderando o público mais atingido com isso: As mulheres negras.
“O povo negro sempre produziu cultura através da arte da alimentação e também sempre empreendeu em suas comunidades, quilombos terreiros. O Ajeum vem para potencializar o que já é feito com cuidado e paixão. Oferecemos formações para aprimoramento técnico e empoderamento político-cidadão, junto com aportes financeiros para mulheres negras de todo o Brasil, com uma metodologia única, criada por e para mulheres negras! Estamos em êxtase com essa oportunidade!”, Aline Odara, Diretora Executiva do Fundo Agbara.
Notícias Relacionadas
Clara Moneke revela uma receita de família, tradicional da culinária nigeriana
Símbolo de identidade negra, Dida Bar e Restaurante é reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do RJ
O intuito do Programa Ajeum é potencializar iniciativas de 20 mulheres negras periféricas de todo o Brasil que tenham geração de renda proveniente do ramo da alimentação. Para que essas mulheres tenham um sustento estável e proporcionem uma alimentação de qualidade para si, e a sua comunidade.
O edital irá selecionar 20 mulheres por programa. Primeira turma de outubro a novembro, e as demais no primeiro semestre
de 2023. As selecionadas contarão com uma capacitação técnica on-line e gratuita durante dois meses e aportes financeiros ao final da Jornada Formativa. Das 20 participantes, 16 receberão, ao final do programa o valor de R$1.250,00 cada e 04 receberão o valor de R$5.000,00 cada.
“Ajeum, ancestralidade, a cozinha como espaço de poder, comer como um ato político. Vemos o Programa Ajeum, como uma ferramenta política, empreendedora e Antirracista”, Eliane Castro, Coordenadora de Programas de Fundo Agbara.
As inscrições estão abertas até o dia 19 de setembro. Acesse o link: http://fundoagbara.rds.land/programa-ajeum-a-alimentacao-e-ancestral
Notícias Recentes
Mostra que homenageia Léa Garcia estreia no CCBB Rio com exibição de 15 longas e curta-metragem
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo