“Fim de Semana em Família” é marcado por representações afro brasileiras e oficina de pintura em cabaça

0
173

Com o intuito de fortalecer o imaginário das crianças e adultos com a cultura afro-brasileira, o Itaú Cultural traz duas atividades a serem realizadas neste sábado (9) e no domingo (10), pelo grupo Tempo de Brincar.

Às 14h será ministrada a oficina de pintura em cabaças, na qual será possível desenhar e colorir representações mitológicas originadas na Africa. Já às 16h, o público assiste ao musical Ciranda dos Orixás, um diálogo entre o ancestral e contemporâneo, a partir destas figuras sagradas.

No decorrer da oficina, os participantes entram em contato com o fruto de uma planta nativa da África e da Índia, que possui diversos nomes e utilizações, a depender de cada cultura e região: a cabaça. Na cultura Iorubá ela representa o mundo e, em uma de suas partes carrega o òrun, na outra, o àiyé – o céu e a terra. Na atividade, estas representações mitológicas são desenhadas e pintadas nas cabaças com diversos tipos de materiais e ornamentos.

Após a oficina, tem o musical “Ciranda dos Orixás“, que é inspirado na mitologia iorubana e apresenta canções originais e lúdicas que fazem uma homenagem aos Orixás e aos cânticos e ritmos de tradições e matrizes afro-brasileiras.

Os artista interagem com o público, brincam com cenários, figurinos, adereços e adornos que representam e personificam os Orixás e suas relações com a natureza, valorizando e respeitando as culturas de matriz afro-brasileira, passeando por todo o espaço da Sala Itaú Cultural.

Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca

Neste sábado, devido a abertura da exposição “Ser Estar“, de Sergio Rodrigues, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca estarão abertos ao público a partir das 13h30. Na Feirinha, as crianças podem trocar uma obra infanto juvenil por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. No espaço, monitores estão a postos para ajudar no que for preciso.

Este mês o cantinho homenageia a autora de literatura infanto juvenil Tatiana Belinky, com destaque para as obras “Saladinha de Queixas“, que conta a história de frutas, legumes e verduras que se reúnem para 55se queixar do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes.

O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, n° 149, na Estação Brigadeiro do Metrô, em São Paulo. Em caso de dúvidas, basta ligar para 11. 2168-1777.

Comments

Comentários