Festival Fixe celebra o Dia Internacional da Língua Portuguesa

0
342

Para celebrar o Dia Internacional da Língua Portuguesa  (5 de maio)será realizado entre os dias 5 e 9 de  maio a primeira edição do Festival FIXE (lê-se fiche), evento enaltece a cultura lusófona. A programação oferece atividades gratuitas e online de diferentes linguagens como música, cinema, moda, literatura, teatro, gastronomia e artes visuais representando países de países que tem o português como língua oficial como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde e Brasil.

Na moda, estilistas contextualizam a origem das capulanas na África. Sobre cinema, já na sexta-feira (7), conversa com o ator e diretor de cinema luso-guineano Welket Bungué com mediação da cineasta Joyce Prado.

Algumas indicaçoes de literatura lusófona que o Festival Fixe oferece (Imagem: divulgação)

Entre dezenas de atrações o público poderá ver palestras e performances da cantora moçambicana radicada em Portugal Selma Uamusse, o escritor e músico angolano Kalaf Epalanga e a chef de cozinha e pesquisadora baiana Aline Chermoula. O evento também conta com apresentações musicais de Marissol Mwaba, Rico Dalassam, Kunumi MC, Amaura , Pedro Mafama , Zudizilla, entre outros.

Para os fãs de cinema que querem conhecer mais da produção lusófona, uma das atrações é a mostra de cinema, com 15 filmes produzidos em Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Cabo Verde. A plataforma Todesplay manterá os filmes disponíveis gratuitamente até o dia 20 de maio.

Toda a programação está disponível no site oficial do evento.

Comments