O FADE TO BLACK Festival é uma iniciativa que visa descobrir, divulgar e premiar narrativas audiovisuais criadas por pessoas negras do audiovisual brasileiro e internacional. Além do Laboratório para Roteiristas, contará com Mostra de Curtas-Metragens, Concurso de Roteiro, e Painéis de discussão.
Um dos palestrantes confirmados é Stefon Tefon Bristol, diretor de cinema e parceiro de Spike Lee (vencedor do Oscar). A parceria rendeu ao filme “See You Yesterday”, de 2019, o prêmio de “Melhor Roteiro de Estreia” pela Independent Spirit Award. Anunciado nesta semana, o próximo projeto de BRISTOL para Netflix “Gordon Hemingway & The Realm of Cthulhu”, também será produzido por Spike Lee.
Notícias Relacionadas
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Animação biográfica de Pharrell Williams estreia no Brasil e revive trajetória do artista em Lego 3D
Idealizadora do evento, a cineasta Gautier Lee reforça que: “Quando falamos sobre narrativas e estéticas negras existe um senso comum, e um tanto errôneo, de que somos homogêneos, de que o ‘ser negro’ é uma experiência única, e de que agimos e reagimos da mesma forma. Mas, apesar de sermos iguais perante os olhos de muitos, não somos idênticos pelo simples fato de sermos indivíduos. O FADE TO BLACK Festival possui um objetivo ousado: ser, em pleno 2021, um quilombo audiovisual para afrocriadores de toda a diáspora.”
Entre as atividades gratuitas, o evento virtual oferecerá o Fade to Black Lab, direcionado para roteiristas iniciantes que tenham projetos de curta-metragem tanto para TV quanto cinema. Serão selecionados até 12 projetos que receberão consultorias de profissionais com destaque no mercado. As inscrições são gratuitas e foram prorrogadas até o dia 4 de março. O formulário de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site: www.fadetoblackfestival.com .
Contemplado pela lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020), o FADE TO BLACK Festival é idealizado pela produtora audiovisual Gautiverse, de Gautier Lee e realizado em parceria com a Reina Produções. Além disso, o FADE TO BLACK Festival conta com parceiros internacionais: Organization of Black Screenwriters, Black Film Space, Black Film Allegiance, Black Femme Supremacy Film Fest e parceiros do mercado nacional: Macumba Lab, APAN, Revista Exibidor, Griottes Narrativas, Frapa, Rota, Roteiraria, Películas Negras/Saturnema Filmes, Cabíria, ABRA e Serie Lab.
Para mais informações acesse www.fadetoblackfestival.com e as redes sociais do evento: Instagram @fadetoblack_festival, Facebook @fadetoblackfestival e Twitter @fadetoblackfes1.
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’