Exposição gratuita de Walter Firmo em São Paulo vai até 11 de Setembro

0
Exposição gratuita de Walter Firmo em São Paulo vai até 11 de Setembro
Pixinguinha, 1967 (por Walter Firmo)

O fotografo de 84 anos de idade, formando na ABAF (Associação Brasileira de Arte Fotográfica) tem peças do decorrer de sua carreira expostas no IMS Paulista. Ao todo são mais de 260 fotografias, com destaque para a cultura e personalidades negras.

O profissional que tem quase 70 anos de carreira, nasceu em 1937, no Irajá, Rio de Janeiro. Filho de paraenses, começou como fotojornalista durante os anos 1950, trabalhando no Jornal Ultima Hora. Entretanto, foi em 1967 que se aproximou do movimento negro norte-americano Black Is Beautiful, e passou a fotografar a comunidade negra enquanto morou alguns meses em NYC. De volta para o Brasil, continuou nesse seguimento. Firmo, é muito famoso por retratar anônimos e famosos em uma posição de exaltação . O artista já trabalhou em capas de discos de diversos artistas como Pixinguinha, Djavan, Dona Ivone Lara, Cartola, Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, entre outros grandes nomes da música brasileira.

Gaudêncio da Conceição durante Festa de São Benedito, 1989, Por Walter Firmo

A mostra, que é uma retrospectiva da carreira de Walter, com fotografias de 1950 até 2021, ocupa dois andares do centro cultural e tem curadoria de Sergio Burgi, Janaína Damasceno e Andrea Wanderley. Intitulada ”Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”, a exposição foi inaugurada em 30 de abril e vai até 11 de setembro. A entrada é gratuita, sendo necessário apresentar comprovante de vacinação da COVID-19 (físico ou digital) e documento com foto para maiores de 5 anos de idade.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display