Evento sobre “O Negro no Cinema Brasileiro” homenageia atriz Léa Garcia

0
552
Foto: Ernane Pinho

A 12ª edição do Dia do Cinema será realizada no dia 6 de novembro, das 9h às 22h, no Campus da Estácio Tom Jobim, na Barra da Tijuca, Avenida das Américas, 4.200. A atriz Léa Garcia, figura lendária do cinema, será a grande homenageada. A iniciativa é totalmente gratuita e aberta ao público externo.

O evento traz como tema central “O Negro no Cinema Brasileiro”. A realização e organização é dos alunos da própria instituição que fazem Cinema e Audiovisual, com supervisão do Núcleo do Curso de Cinema (Nucine) e de seus docentes. A temática apresenta uma importância cada vez maior nas discussões públicas no Brasil e, por causa disso, será abordada sob diversos ângulos: o da representação do negro nas telas e o da sua representatividade no conjunto da atividade cinematográfica brasileira.

O “Dia do Cinema” terá painéis com convidados representativos do mercado e do pensamento cinematográfico relacionados ao tema; exibição de longas e curtas-metragens brasileiros; oficinas e workshops; exposições, shows, performances, feira de atrações e concurso de roteiro.

A atriz Léa Gárcia, que completa 60 anos de carreira ininterrupta como atriz de cinema, teatro e tv, será a homenageada da noite. Ela estreou no cinema em 1959 no clássico “Orfeu Negro”, que arrebatou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Ouro na mesma categoria; por esse mesmo filme, Léa concorreu em Cannes na categoria de Melhor Interpretação Feminina.

Nosso público-alvo são jovens, estudantes de outras universidades e/ou escolas e interessados em entrar no mercado cinematográfico. Essa experiência é uma grande oportunidade de integrar os grandes profissionais da área do cinema, o meio acadêmico e as pessoas que querem conhecer essa área. Nosso grande objetivo também é revelar novos talentos”, comenta Flávio Di Cola, Coordenador do Núcleo de Produção e Professor do curso de Cinema da Estácio Tom Jobim, Barra da Tijuca.

Será possível assistir gratuitamente ao filme “Simonal”, dirigido por Leonardo Domingues, com Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Leandro Hassum e Caco Cioler. A obra é uma grande biografia de um dos mais talentosos e controversos cantores e ídolos da MPB dos anos 1960. Também será realizado Workshop sobre “Arte Total: Cinema e Carnaval” que será ministrado pelo ator Isak Dahora (ex-Saci de “O sítio do Pica-pau Amarelo”), professor da Estácio, autor e pesquisador.

Comments

Comentários