A 12ª edição do Dia do Cinema será realizada no dia 6 de novembro, das 9h às 22h, no Campus da Estácio Tom Jobim, na Barra da Tijuca, Avenida das Américas, 4.200. A atriz Léa Garcia, figura lendária do cinema, será a grande homenageada. A iniciativa é totalmente gratuita e aberta ao público externo.
O evento traz como tema central “O Negro no Cinema Brasileiro”. A realização e organização é dos alunos da própria instituição que fazem Cinema e Audiovisual, com supervisão do Núcleo do Curso de Cinema (Nucine) e de seus docentes. A temática apresenta uma importância cada vez maior nas discussões públicas no Brasil e, por causa disso, será abordada sob diversos ângulos: o da representação do negro nas telas e o da sua representatividade no conjunto da atividade cinematográfica brasileira.
Notícias Relacionadas
Nelly irá se apresentar no baile de posse do Donald Trump
Lázaro Ramos lança livro infantil em parceria com Mundo Bita: “Sinto o que Sinto: Um Passeio pelos Sentimentos”
O “Dia do Cinema” terá painéis com convidados representativos do mercado e do pensamento cinematográfico relacionados ao tema; exibição de longas e curtas-metragens brasileiros; oficinas e workshops; exposições, shows, performances, feira de atrações e concurso de roteiro.
A atriz Léa Gárcia, que completa 60 anos de carreira ininterrupta como atriz de cinema, teatro e tv, será a homenageada da noite. Ela estreou no cinema em 1959 no clássico “Orfeu Negro”, que arrebatou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Ouro na mesma categoria; por esse mesmo filme, Léa concorreu em Cannes na categoria de Melhor Interpretação Feminina.
“Nosso público-alvo são jovens, estudantes de outras universidades e/ou escolas e interessados em entrar no mercado cinematográfico. Essa experiência é uma grande oportunidade de integrar os grandes profissionais da área do cinema, o meio acadêmico e as pessoas que querem conhecer essa área. Nosso grande objetivo também é revelar novos talentos”, comenta Flávio Di Cola, Coordenador do Núcleo de Produção e Professor do curso de Cinema da Estácio Tom Jobim, Barra da Tijuca.
Será possível assistir gratuitamente ao filme “Simonal”, dirigido por Leonardo Domingues, com Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Leandro Hassum e Caco Cioler. A obra é uma grande biografia de um dos mais talentosos e controversos cantores e ídolos da MPB dos anos 1960. Também será realizado Workshop sobre “Arte Total: Cinema e Carnaval” que será ministrado pelo ator Isak Dahora (ex-Saci de “O sítio do Pica-pau Amarelo”), professor da Estácio, autor e pesquisador.
Notícias Recentes
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário