Evento celebrará o 41º aniversário de Marielle Franco “honrando as Marielles no mundo”

0
416

O evento “41º aniversário de Marielle Franco: comemorando seu legado e honrando as Marielles no mundo” visa afirmar o poder das mulheres negras que estão sobrevivendo à brutalidade da discriminação racial estrutural, bem como à brutalidade do Estado que nos mata por balas, pobreza sistemática e exclusão. Ao mesmo tempo, e apesar desse cenário, as mulheres negras não apenas sobrevivem, mas também inventamos, reinventamos, criamos, amamos e organizamos, fazendo história hoje e lutando por um presente e futuro diferentes.

Este evento é organizado pela Kilomba Collective, o primeira coletivo de Mulheres Negras Brasileiras nos Estados Unidos.

Em 16 de março de 2014, Claudia P. Ferreira da Silva, moradora de uma favela, foi arrastada e morta enquanto era transportada em um carro da polícia na cidade do Rio de Janeiro. Em 14 de março de 2018, Marielle Franco e Anderson também foram mortos a tiros no Rio. “Diante da atrocidade desses casos, especialmente da intenção política dessas execuções, queremos promover uma discussão internacional que enfoque a vida e o legado de Marielle Franco, bem como em muitas outras Marielles do mundo, mulheres negras que são defensores dos direitos humanos em suas terras e, por esse trabalho, enfrentam ameaças de morte”.

As palestrantes incluem:

Estados Unidos: Imara Jones, Translash

Brasil: Anielle Franco, Instituto Marielle Franco

Brasil: Andreza Jorge, Kilomba Collective e Mulheres ao Vento

República Dominicana: Ana Belique, Reconocido

Panamá: Janvieve Williams, AfroResistance

O evento também será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Kilomba Collective. No entanto, a interpretação simultanea só está disponível através do registro pelo link: http://bit.ly/41MARIELLE

Comments