Aos 64 anos, a diretora Euzhan Palcy foi reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como uma das forças mais importantes do cinema mundial. A profissional receberá o Oscar honorário pelo seu pioneirismo e inovação no mundo das artes. “A importância do cinema internacional de Euzhan Palcy está enraizada na história da 7ª arte”, saudou o presidente da Academia, David Rubin, em comunicado.
“Ao me honrar com este Oscar honorário, a Academia também homenageia toda a diáspora, mulheres cineastas e a diversidade! Estou muito orgulhosa disso”, declarou Palcy através do Twitter. O Oscar honorário presta homenagem aos profissionais que realizam contribuições excepcionais ao mundo do cinema.
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
En m'honorant ainsi avec cet Oscar d'honneur, @TheAcademy honore toute la diaspora, les femmes cinéastes, la diversité ! J'en suis très fière. pic.twitter.com/kV0mjSjtIs
— Euzhan Palcy (@EuzhanPalcy) June 22, 2022
Nascida na cidade de Martinica, nas Índias Ocidentais Francesas, Palcy inspirou e continua inspirando cineastas e artistas em todo o globo, com filmes abordando temas de raça, gênero, empoderamento e força. Seu longa de estreia, “Sugar Cane Alley” (1983), ganhou o Leão de Prata no Festival de Cinema de Veneza, sendo ela a primeira diretora negra a receber o prestigioso título.
Euzhan Palcy receberá o Oscar honorário em Novembro de 2022, durante cerimônia especial organizada pela Academia.
Notícias Recentes
‘Garota do Momento’, novela das seis da TV Globo dirigida por Jeferson De e protagonizada por Duda Santos, estreia nesta segunda
Desinformação ameaça o voto negro nas eleições americanas