Aos 64 anos, a diretora Euzhan Palcy foi reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como uma das forças mais importantes do cinema mundial. A profissional receberá o Oscar honorário pelo seu pioneirismo e inovação no mundo das artes. “A importância do cinema internacional de Euzhan Palcy está enraizada na história da 7ª arte”, saudou o presidente da Academia, David Rubin, em comunicado.

Euzhan Palcy nos bastidores do filme ‘A Dry White Season’, 1989. Foto: Divulgação / MUBI.

“Ao me honrar com este Oscar honorário, a Academia também homenageia toda a diáspora, mulheres cineastas e a diversidade! Estou muito orgulhosa disso”, declarou Palcy através do Twitter. O Oscar honorário presta homenagem aos profissionais que realizam contribuições excepcionais ao mundo do cinema.

Nascida na cidade de Martinica, nas Índias Ocidentais Francesas, Palcy inspirou e continua inspirando cineastas e artistas em todo o globo, com filmes abordando temas de raça, gênero, empoderamento e força. Seu longa de estreia, “Sugar Cane Alley” (1983), ganhou o Leão de Prata no Festival de Cinema de Veneza, sendo ela a primeira diretora negra a receber o prestigioso título.

Euzhan Palcy receberá o Oscar honorário em Novembro de 2022, durante cerimônia especial organizada pela Academia.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments