A escultura de Jen Reid, manifestante negra do movimento Black Lives Matter, substitui a partir desta quarta-feira (15) a estátua do traficante de escravos britânico Edward Colston. Ela vai ficar instalada no pedestal depois que a estátua de Colston foi demolida por manifestantes.
A figura de Jen Reid, que foi fotografada em pé no pedestal com o punho levantado foi erguida ao amanhecer por uma equipe dirigida pelo artista Marc Quinn, informa The Guardian.
Notícias Relacionadas
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
Filmes, séries e reality show com protagonismo negro para maratonar no feriado prolongado
Chegando em dois caminhões antes das 5 da manhã, uma equipe de 10 pessoas levou 10 minutos para instalar a figura de Reid, que disse que trabalhava secretamente com Quinn na ideia há semanas. Foi uma surpresa completa para as autoridades, que ainda não anunciaram seus planos para o local.
A escultura antiga foi derrubada por manifestantes no início de junho e iniciou um movimento que se estendeu por todo o mundo de protesto contra homenagens a escravagistas e colonialistas.
Edward Colston ganhou fortuna com o comércio de escravos da África Ocidental, teve sua imagem retirada durante protestos pela morte do afro-americano George Floyd por um policial branco em Minneapolis, no dia 25 de maio. O caso gerou protestos por igualdade racial e reformas policiais nos Estados Unidos e em todo mundo.
Notícias Recentes
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar