A escultura de Jen Reid, manifestante negra do movimento Black Lives Matter, substitui a partir desta quarta-feira (15) a estátua do traficante de escravos britânico Edward Colston. Ela vai ficar instalada no pedestal depois que a estátua de Colston foi demolida por manifestantes.
A figura de Jen Reid, que foi fotografada em pé no pedestal com o punho levantado foi erguida ao amanhecer por uma equipe dirigida pelo artista Marc Quinn, informa The Guardian.
Notícias Relacionadas
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
De origem africana, nome da primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves é Zuri
Chegando em dois caminhões antes das 5 da manhã, uma equipe de 10 pessoas levou 10 minutos para instalar a figura de Reid, que disse que trabalhava secretamente com Quinn na ideia há semanas. Foi uma surpresa completa para as autoridades, que ainda não anunciaram seus planos para o local.
A escultura antiga foi derrubada por manifestantes no início de junho e iniciou um movimento que se estendeu por todo o mundo de protesto contra homenagens a escravagistas e colonialistas.
Edward Colston ganhou fortuna com o comércio de escravos da África Ocidental, teve sua imagem retirada durante protestos pela morte do afro-americano George Floyd por um policial branco em Minneapolis, no dia 25 de maio. O caso gerou protestos por igualdade racial e reformas policiais nos Estados Unidos e em todo mundo.
Notícias Recentes
Fotógrafa pernambucana vence prêmio nacional com série sobre tradição afro-brasileira
Séries com protagonismo negro que estreiam em 2025