Espetáculo promove resgate da cultura afro-brasileira

0
190
Foto: Reprodução/Cor do Brasil

Encenado por Dana Oliver, o musical Cor do Brasil – o Resgate da História Roubada, estreou na última, sexta-feira, online, e é uma programação para quem quer incentivar a preservação e o enaltecimento da cultura afro-brasileira para crianças e adolescentes. Difundindo a cultura e a identidade negra através de música, dança e adereços afro, garantindo a sensação de representação e pertencimento.

O projeto, é uma idealização da Canarinho Produtora, conta com texto e direção de Ramon da Matta e direção musical de Rapha Morret. A peça apresenta uma Alice diferente do convencional: Uma menina preta, bem brasileira, que vai a um “País das Maravilhas”. Ela mergulha em uma viagem de redescoberta  em vários marcos da história do Movimento Negro, no Brasil, como a Imprensa Negra; a Frente Negra Brasileira, FNB; o Movimento Negro Unificado, o MNU; o Ilê Aiyê, a poesia de Solano Trindade e o tão importante Teatro Experimental do Negro (criado pelo mestre Abdias do Nascimento).

No decorrer do espetáculo Lelê, uma menina esperta, que precisa ajudar no tratamento médico de sua avó, ouve a chamada de recompensa de valor inestimável que Madame Carneiro oferece para quem encontrar “as páginas roubadas”, páginas essas que contam a história do movimento negro brasileiro. 

Sobre a Canarinho Produtora

É uma empresa jovem, nascida em 2020, com a idealização de Raphaela Santos, tendo o propósito de assessorar e produzir artistas ao sucesso através de projetos culturais, consultorias e ideias criativas.

A Canarinho Produtora é composta por duas mulheres negras artistas e empreendedoras: Dana Oliver e Raphaela Santos.

A origem do nome Canarinho Produtora vem do pássaro “canário”, um ser livre, conhecido por ser uma figura cantante e reconhecido por todos pela voz. O diminutivo tem como referência o samba carioca “Voa canarinho, voa.”, famoso na copa de 1982, com a intenção de mostrar a todos o trabalho que nós já conhecemos e acreditamos.

O espetáculo e as oficinas de Teatro e Pandeiro acontecerão online, no YouTube da Canarinho Produtora

Comments