Em sua primeira edição, em 2020 o especial Falas Negras da Globo fez muita gente chorar. Dirigido de forma impecável por Lázaro Ramos e com um elenco primoroso, o programa foi difícil de assistir para algumas pessoas.  Tatiana Tibúrcio, por exemplo, emocionou o Brasil como Dona Mirtes, mãe do pequeno Miguel e o choro dela doeu em todos nós.


Este ano o programa que será dirigido por Naína de Paula e Henrique Matias. ‘Falas Negras’ apostará em narrativas que envolvam força e potência por meio do reconhecimento, atrás da história de 5 personagens, da contribuição dos profissionais negros para a história do Brasil.  

“Decidimos fazer um Falas com um diferencial que é trazer para o primeiro plano personagens que celebrem a força do seu trabalho e de sua existência como negros. Apesar de a mão de obra negra ter construído a riqueza desse país, essa riqueza nunca foi partilhada de forma justa com o povo preto”, diz a diretora que complementa: “Se mudarmos no presente essa condição, se criarmos um novo imaginário, a partir do qual a pessoa preta possa ser o que quiser, sem nenhum tipo de julgamento, com certeza teremos um outro futuro”, afirma Naína.   

Histórias positivas

O ‘Falas Negras’ contará as histórias da chef pernambucana Negralinda, do pedreiro baiano Geomar Rabelo, da professora mato-grossense Ana Fernandes, do produtor audiovisual gaúcho Cryston Rodrigues e da médica carioca Fátima Oladejo. Dessa forma, como no ano passado, além dos personagens do especial, a equipe é majoritariamente formada por pessoas negras.

“Temos que pensar não só em pessoas pretas contando suas próprias narrativas, mas como narradoras do mundo também. Se narrar é construir mundos possíveis, universos compartilhados, só com pessoas pretas narrando, teremos uma nação dentro dessa terra”, acredita Naína. 

O especial vai ao ar na Globo no sábado, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, após ‘Um Lugar ao Sol’. Também será exibido no GNT, dia 22 de novembro, à 0h, e no dia 26 no Canal Brasil, às 19h10. 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments