O maior líder da luta contra o Apartheid na África do Sul, Nobel da Paz e defensor dos direitos humanos, Nelson Mandela (1918-2013), é o novo patrono de uma escola municipal na cidade de São Paulo. A EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Nelson Mandela localizado no Bairro do Limão, antes EMEI Guia Lopes, conseguiu a mudança de nome por meio da lei Lei Nº 16.463 , publicada no Diário Oficial, no dia 29 de junho.
Em 2001 a escola iniciou um projeto pedagógico para atender à lei 10.639/03, que trata da inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo escolar e, desde então, passou a ser alvo de pichações racistas o que contribuiu para o do fortalecimento do projeto.
Notícias Relacionadas
Continuamos sendo os únicos representantes dos nossos sonhos: 25 profissionais negros que você precisa conhecer
Brega funk, futebol de várzea e turismo de favela pelos olhos de diretores negros
Para Clélia Rosa, pedagoga e mãe de uma aluna da escola, é muito importante ter esse nome em um espaço de crianças pequenas. “O muro da escola está todo sendo pintando em homenagem à Mandela que terá até uma placa especial”, explica.
A escola fará uma festa de reinauguração no dia 13 de agosto. O evento é aberto ao público e contará com a presença da Secretária Municipal de Educação Nádia Campeão, do Secretario de Igualdade Racial Maurício Pestana e membros da Embaixada da Nigéria e África do Sul.
A escola é repleta de atividades voltadas a questão racial. Confira mais sobre o trabalho do EMEI Nelson Mandela no Facebook.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil