A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo vai investigar ameaças de morte contra a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL), a vereadora Erika Hilton (PSOL), o secretário de Justiça de São Paulo Fernando José da Costa e outros participantes e organizadores da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no próximo domingo (19).
Erica Malunguinho afirmou nesta terça-feira (14) que foi aberto o boletim de ocorrência após receber ameaças por e-mail, junto às outras pessoas que receberam as ameaças.
Notícias Relacionadas
Netflix anuncia documentário sobre trajetória de Mike Tyson
ONU lança Segunda Década Internacional de Afrodescendentes com foco em justiça e igualdade
Além das ameaças contra a vida, o e-mail também tinha conteúdo LGBTfóbico e no final, uma frase dita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na semana passada, “Sem pandemia, sem corrupção e com Deus no coração, ninguém segura essa nação”, e, ainda, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.
Em nota, a Secretaria da Justiça informou que acionou a Polícia Civil do Estado de SP, que tomará as providências necessárias.
A deputada Erica Malunguinho se manifestou pelas redes sociais sobre o assunto. “A Parada LGBTQIA+ é o maior evento público do país. Por trás de toda fama e festa, entretanto, sua reverberação está muito além da celebração”.
“Todo esforço para que o evento aconteça está pautado numa condição diária de exclusão, de tristeza e até de morte. O Brasil é o país onde incide o maior número de assassinatos de pessoas trans, anualmente, por mais de uma década. A militância LGBT+ é sim necessária e assume um papel pedagógico de extrema importância, ainda mais em tempos tão sombrios”, continua o post.
E completa: “Não vamos parar sob a imposição do medo, pelo contrário, subiremos o tom para afastar quem acha que a desigualdade deve imperar”.
A vereadora Erika Hilton também fez uma publicação sobre mais uma ameaça de morte. “As ameaças dizem que seríamos mortos em plena parada do #Orgulho #LGBTQIA, que acontece nesse domingo, 19 de Junho. Todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas. Não recuaremos. Estaremos nas ruas, nos protegendo, sempre, para levar nossas cores e direitos na maior parada do orgulho de todo mundo!”.
A Parada do Orgulho LGBT volta ao presencial neste domingo (19) na Avenida Paulista, depois de dois anos em razão da pandemia de Covid-19, reforçando o tema política “Vote Com Orgulho”, em referência às eleições 2022. Ludmilla, Pepita, Mc Rebecca, Pocah e Liniker estão entre as atrações.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil