Empresas mentem e mantém formol em produtos indicados para crianças e gestantes

2.798
Empresas mentem e mantém formol em produtos indicados para crianças e gestantes

O programa Fantástico  de ontem revelou o resultado de uma pesquisa encomendada à Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde alguns produtos selecionados pela produção e que eram vendidos como livre de formol na fórmula, apresentaram a substância em sua composição após o teste.

Em 2009, a ANVISA proibiu a venda do formol em estado puro, no entanto, para driblar a proibição, algumas empresas surgiram com “alternativas”,  que começaram a ser indicadas e usadas por mulheres grávidas e crianças.

Notícias Relacionadas


O formol faz mal. Pode provocar diversos problemas de saúde, queimaduras no couro cabeludo, irritação no nariz e na garganta e até câncer, em casos extremos de intoxicação. Para as grávidas o risco é de parto prematuro.  As crianças submetidas ao formol, por terem a pena mais fina, absorvem mais o produto.

A UFRJ conduziu os testes com produtos de sete marcas. São elas:

  • Duetto,
  • Gk hair
  • Inoar
  • Ky charme
  • Lola cosmetics
  • Salvatore
  • Santini

O teste também mediu a quantidade de formol liberado depois de aquecidos pelo calor da prancha ou secador.  O resultado: os produtos de seis marcas geraram formol, em níveis superiores ao estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. A marca Salvatore proibiu a divulgação dos resultados. São várias as substâncias químicas que podem liberar formol. A que tem sido mais usada pela indústria cosmética se chama ácido glioxílico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta: Se tiver escrito ácido glioxílico, não use o produto. Essa substância não tem cheiro e por isso é difícil de reconhecer e os vendedores acabam usando este fator para convencer os cabeleireiros a comprar os produtos.  A ANVISA  prometeu mais rigor na fiscalização.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display

Comments are closed.