Um dia histórico e de muita emoção. Nessa terça-feira, (20), doze jurados decidiram o destino de Derek Chauvin, policial que matou George Floyd em maio de 2020 em Mineapólis, nos EUA. Eu uma decisão unanime, todos jurados declararam o policial culpado pela morte de Floyd. A sentença deve sair em 2 meses e ele aguardará a decisão na cadeia..
Ao todo foram três acusações:
Notícias Relacionadas
“Felicidade em representar meu povo”: Marcelo Pereira comanda o ‘Bom Dia Sábado’, novo telejornal da TV Globo
Restaurantes de chefs negros para celebrar o Aniversário de São Paulo
- homicídio culposo
- negligência ao assumir o risco consciente de causar a morte de Floyd
- causar a morte, sem intenção, através de um ato perigoso, sem consideração pela vida humana
As discussões tiveram início na segunda-feira após o fim dos depoimentos de testemunhas, defesa e acusação no processo. Chauvin foi convidado a se apresentar, mas se recusou a depor no tribuna.“Vou invocar meu direito de não me pronunciar”. Pelo protocolo, os jurados não estavam presentes, mas foram comunicados.
O assassinato que mudou o mundo
George Floyd morreu em maio de 2020 após ter o pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin, em Mineápolis, por 9 minutos e 29 segundos.
A polícia estava no local porque o ex-segurança negro, com 46 anos, teria tentado pagar uma conta em uma mercearia com uma nota falsa de US$ 20. Imagens mostradas mostraram que Floyd não ofereceu resistência à abordagem dos agentes.
A violência policial contra um homem negro e pobre — mais um caso entre tantos — gerou uma série de protestos em Mineápolis que logo se espalharam para diversas partes dos Estados Unidos.
Com informações do G1.
Notícias Recentes
Presidente da Colômbia exalta herança africana em resposta às sanções de Trump "Nosso sangue tem negros resistentes que vocês transformaram em escravos"
Emissora exige US$ 10 mil por imagens históricas de Gilberto Gil no Festival de 1967 para uso na turnê de despedida do cantor