Documentário sobre Tia Ciata, uma das figuras mais importantes para o samba carioca, está disponível on-line

0
3523

O documentário estreou em 2017 e, de lá pra cá participou de diversos festivais de cinema nacionais e internacionais, recebeu mais de 15
prêmios e foi exibido em cineclubes, escolas, universidades, praças
públicas, canal de tv.
Agora com o filme disponível on-line e, “principalmente neste momento de
quarentena, a nossa proposta é que ele alcance um público cada vez maior e diverso”. Contribuindo sob a importância das nossas próprias narrativas ao audiovisual.

Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata foi uma cozinheira e mãe de santo brasileira, considerada por muitos como uma das figuras mais influentes para o surgimento do samba carioca. 

O documentário traz depoimentos de mulheres negras que são referências na luta contra o racismo e pela visibilidade do protagonismo feminino negro em diferentes áreas de atuação.

São elas: a escritora Conceição Evaristo, a filósofa e escritora Helena Theodoro, a historiadora Giovana Xavier, a pesquisadora de cinema negro brasileiro Janaina Oliveira, a atriz e antropóloga Angela Peres, as cantoras Marina Íris e Nina Rosa, a bisneta de Tia Ciata, Gracy Mary Moreira e Iyalorixá Mãe Beata de Iyemonjá, que faleceu recentemente deixando um legado de luta pela igualdade de direitos para o povo negro e sempre será referência de força ancestral e resistência, inspirando gerações.

Assista ao filme:

Comments