A escritora, professora e filósofa Djamila Ribeiro é a garota-propaganda da nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobre a segurança das urnas eletrônicas, que começa a ser veiculada a partir desta segunda-feira (16). Com o slogan “Urna Eletrônica: é segura, é fácil de checar, é do Brasil”, a iniciativa mostrará em vídeos, spots e peças digitais porque o voto eletrônico é seguro, transparente e plenamente auditável.
Djamila Ribeiro mostra, de maneira simples e didática, diversos fatores que comprovam a segurança e a transparência do voto eletrônico, desfazendo lendas e mostrando dados sobre a confiabilidade da urna. Durante os vídeos, Djamila desmente notícias falsas que circularam nas redes rociais sobre a possibilidade de invasão hacker, por exemplo, e apresenta o boletim de urna, método pelo qual qualquer cidadão pode checar a votação. No vídeo também são apresentados os testes públicos promovidos pela Justiça Eleitoral, com a presença de órgãos como o Ministério Público e partidos políticos.
Notícias Relacionadas
Ministério Público arquiva denúncia de injúria racial contra Ana Paula Minerato
Trancista ofendida por Giovanna Jacobina critica exposição do caso judicial feita por confinada do BBB 25
“Desde 1996, quando começou a ser adotada no Brasil, nenhuma fraude no uso da urna eletrônica foi comprovada”, diz Djamila nos vídeos.
A campanha será divulgada em emissoras de TV e rádio pelo Brasil afora, bem como nas redes sociais da Justiça Eleitoral, sem custo para os cofres públicos. Djamila Ribeiro não cobrou cachê por sua participação, e as emissoras vão ceder espaços gratuitamente, por se tratar de iniciativa de interesse público.
Assista:
Notícias Recentes
A moda de Dih Morais: o barro, as mãos e a memória
Beyoncé adia anúncio aguardado e doa US$ 2,5 milhões para vítimas de incêndios florestais nos EUA