Dicas para crespos e crespas que amam um pente garfo

0
Dicas para crespos e crespas que amam um pente garfo
Foto: Getty Image

Apesar de seu uso ter sido retomado com a volta das mulheres negras usando o cabelo natural nos últimos, o pente garfo não é nada recente. Há relatos do uso desse acessório há 6 mil anos no Egito. Ele era fundamental para garantir penteados exóticos, que era uma forma de mostrar a qual casta social a pessoa pertencia.

Há vários tipos de pentes-garfo e cada um, obviamente tem sua função.

Veja alguns:

DE MADEIRA

Pentes de madeira anulam a eletricidade dos fios e por isso são ótimos para quem não quer tanto frizz no cabelo e o mesmo se aplica aos pentes-garfo com esse material.

DE PLÁSTICO

O mais fácil de se encontrar nas lojas e o mais barato. Ao contrário do pente garfo de madeira, de plástico aumenta a eletricidade do cabelo fazendo com que ele tenha mais volume. Indicado para quem tem pouco cabelo ou tem fios bem fininhos.

DE METAL

Esse é uma delícia de usar porque é o que mais desliza no cabelo. A parte negativa é que também é o mais difícil de encontrar. Ele não deixa aquele volumão como de madeira, mas deixa o cabelo mais cheio, porém de forma mais “sob controle” se alterar muito o formato dos cachos.

MÉTODOS PARA USAR O PENTE GARFO

Diversas técnicas de finalização podem ser utilizadas nos fios após a lavagem dos mesmos. Por isso, escolha a que mais te agrada. Lembre-se de sempre proteger o cabelo contra o calor excessivo e, também, proteger as pontas contra os danos externos contra o frizz e a ponta dupla.

Ao acabar a finalização, utilize o pente garfo levantando a raiz do cabelo até que ele atinja o volume que você deseja. Isso será parte do processo de finalização e, quando o cabelo secar completamente, ele já ficará naturalmente no volume que você deixou utilizando o pente.

NA FITAGEM

Por conta de todo o trabalho, a fitagem pode ser odiada por muitas cacheadas. Mas a verdade é que ela é extremamente importante para dar uma maior definição aos cachos, principalmente para as mulheres que acabaram de passar pela transição capilar.

Por isso, utilize o pente garfo nos fios após terminar de fazer a fitagem capilar. O resultado será um cabelo completamente definido (por conta da fitagem) e cheio de volume (por conta do pente garfo). Não existe demonstração de poder maior do que essa para as cacheadas!

hair pick how to use a picj

Use o pente garfo de maneira cuidadosa

Apesar de ser uma ferramenta extremamente útil, como tudo na vida, o pente garfo deve ser utilizado de maneira cuidadosa para que ele não acabe quebrando os fios e desmanchando a estrutura dos cachos.

Portanto, sempre utilize o pente garfo rente a raiz e puxando para cima. O movimento contrário a esse desmancharia os cachos e, ainda, criaria muito frizz e pontas duplas, principalmente se o cabelo estiver molhado e mais suscetível à quebra.

Se você quer algo maus visual para se inspirar, a Patrícia Avelino te ensina.

https://www.youtube.com/watch?v=xxQMi7tbB7c&ab_channel=Patr%C3%ADciaAvelino-BelezaNegra

Com informações do site Madeixa.

Comments

No posts to display