Depois do sucesso de “Oboró”, “Yabá Mulheres Negras” aborda ancestralidade feminina

0
4895
Elenco da peça "Yabá Mulheres Negras" Foto: Nathália dos Anjos

Contemporaneidade e ancestralidade. Dez mulheres de diferentes perfis se encontram em uma encruzilhada. Cada uma delas com características ancestrais das orixás femininas da cultura Yorubá.  A construção dramatúrgica demonstra em fatos que, independente da classe social ou idade, a vida de qualquer mulher negra é composta por muitos pontos em comum.

“Yabá – Mulheres Negras” tem duas mulheres na direção e texto, Luiza Loroza e Maíra Oliveira respectivamente que montaram este projeto que foi idealizado por Rodrigo França.

https://www.instagram.com/p/B9PG57gJ5CP/

“Construímos um diálogo sobre o que é ser mulher negra hoje, com mais perguntas do que respostas. Não queremos reafirmar o lugar da ‘mulher negra forte’ que aguenta tudo; as personagens são construídas com contradição, como é na vida. Tem sido uma grande oportunidade de descobrir em mim dez outras possibilidades de existir. Uma responsabilidade gigantesca de trazer ao palco nossa ancestralidade em forma de palavra, música e movimento. É uma experiência ritual-teatral”, frisa a diretora Luiza Loroza.

O espetáculo vem após “Oboró – Masculinidades Negras”,  que foi sucesso de público e crítica. Em uma conversa com o site Mundo Negro Rodrigo explica o que o público pode esperar do novo projeto:

“Assim como o espetáculo “Oboró” tocou, creio que “Yabá – mulheres negras” tocará ao entendermos que muitas questões nos ligam, sendo nas alegrias, tristezas, desejos e amarras que o racismo nos propicia. O palco será um grande espelho para a plateia se emocionar com uma narrativa bastante respeitosa  e digna. Somos um povo só, com especificidades de gênero que a hegemonia nos coloca, mesmo assim um único povo” explicou o dramaturgo.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Maíra Oliveira

Direção: Luiza Loroza

Idealização e Co-direção: Rodrigo França

Assistente de Direção: Lorena Lima

Elenco: Ariane Hime, Dja Marthins, Gabriela Dias, Gabriela Loran, Jeniffer Dias, Kênia Bárbara, Luellem de Castro, Mery Delmond, Nady Oliveira, Polly Marinho, Sol Miranda e Valéria Monã

SERVIÇO: 

“YABÁ – MULHERES NEGRAS”

Temporada:
12 de março a 12 de abril de 2020
Horários:
Quinta-feira a sábado às 19h / Domingo às 18h
Local:
Teatro Firjan Sesi Centro
Av. Graça Aranha, nº 01 – Centro – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2563-4163

 Ingressos:
R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama

Comments