Contemporaneidade e ancestralidade. Dez mulheres de diferentes perfis se encontram em uma encruzilhada. Cada uma delas com características ancestrais das orixás femininas da cultura Yorubá. A construção dramatúrgica demonstra em fatos que, independente da classe social ou idade, a vida de qualquer mulher negra é composta por muitos pontos em comum.
“Yabá – Mulheres Negras” tem duas mulheres na direção e texto, Luiza Loroza e Maíra Oliveira respectivamente que montaram este projeto que foi idealizado por Rodrigo França.
Notícias Relacionadas
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA
https://www.instagram.com/p/B9PG57gJ5CP/
“Construímos um diálogo sobre o que é ser mulher negra hoje, com mais perguntas do que respostas. Não queremos reafirmar o lugar da ‘mulher negra forte’ que aguenta tudo; as personagens são construídas com contradição, como é na vida. Tem sido uma grande oportunidade de descobrir em mim dez outras possibilidades de existir. Uma responsabilidade gigantesca de trazer ao palco nossa ancestralidade em forma de palavra, música e movimento. É uma experiência ritual-teatral”, frisa a diretora Luiza Loroza.
O espetáculo vem após “Oboró – Masculinidades Negras”, que foi sucesso de público e crítica. Em uma conversa com o site Mundo Negro Rodrigo explica o que o público pode esperar do novo projeto:
“Assim como o espetáculo “Oboró” tocou, creio que “Yabá – mulheres negras” tocará ao entendermos que muitas questões nos ligam, sendo nas alegrias, tristezas, desejos e amarras que o racismo nos propicia. O palco será um grande espelho para a plateia se emocionar com uma narrativa bastante respeitosa e digna. Somos um povo só, com especificidades de gênero que a hegemonia nos coloca, mesmo assim um único povo” explicou o dramaturgo.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Maíra Oliveira
Direção: Luiza Loroza
Idealização e Co-direção: Rodrigo França
Assistente de Direção: Lorena Lima
Elenco: Ariane Hime, Dja Marthins, Gabriela Dias, Gabriela Loran, Jeniffer Dias, Kênia Bárbara, Luellem de Castro, Mery Delmond, Nady Oliveira, Polly Marinho, Sol Miranda e Valéria Monã
SERVIÇO:
“YABÁ – MULHERES NEGRAS”
Temporada:
12 de março a 12 de abril de 2020
Horários:
Quinta-feira a sábado às 19h / Domingo às 18h
Local:
Teatro Firjan Sesi Centro
Av. Graça Aranha, nº 01 – Centro – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2563-4163
Ingressos:
R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Drama
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil