Covid-19: variante disparou o número de mortes de pessoas negras, inclusive as mais jovens

0
Covid-19: variante disparou o número de mortes de pessoas negras, inclusive as mais jovens
Foto: Reprodução/Redes sociais

Após 1 ano completo de pandemia no Brasil, irresponsabilidade do governo e variantes do Covid-19, pessoas negras seguem sendo a maioria das vítimas fatais.

No último final de semana 2 personalidades negras brasileiras importantes faleceram em decorrência das complicações causadas pelo Coronavírus. O cantor Irmão Lázaro (54 anos) e o ator Edson Montenegro (63 anos).

Notícias Relacionadas


As duas morte sensibilizaram o país e chamaram atenção para a vulnerabilidade de pessoas negras em relação à pandemia. Visto que pessoas negras -maioria da população brasileira- representam apenas 19% entre o total de vacinados no país e segundo informações da Folha de São Paulo “O excesso de mortalidade entre pessoas pretas predomina no Sudeste, maioria em São Paulo, e no Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), onde existem as maiores taxas de desigualdades raciais.”

Segundo levantamento realizado pela A Pública Menos de 2 a cada 100 pessoas negras receberam a 1ª dose da vacina. Com a variante do vírus um outro dado mostra a desigualdade racial do Brasil, no estado de São Paulo, jovens negros estão morrendo 4x mais do que jovens brancos por covid-19

No último sábado, a Folha divulgou um estudo sobre as mortes de pessoas negras no estado de São Paulo em 1 ano de pandemia. Em decorrência da Covid-19, houve um aumento nos óbitos de 25,1% entre negros em 2020 já entre os brancos, as mortes aumentaram 11,5%. E quando é feito um recorte para os jovens a situação é ainda mais grave. A morte de negros chega a ser quatro vezes maior entre pessoas de até 29 anos. 

Os governadores dos estados brasileiros já estão adotando novas medidas de contenção do vírus, como o Lockdown e toque de recolher. No Rio de Janeiro e no Estado de São Paulo tiveram alguns feridos adiantados para conter o avanço do vírus e novamente as praias e funcionamento de serviços e comércios não essenciais estão proibidos.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display