“Conservadores americanos estão dizendo que Kamala não é negra” diz Trevor Noah

0
“Conservadores americanos estão dizendo que Kamala não é negra” diz Trevor Noah
A apresentador Trevor Noah e a candidata à vice-presidência Kamela Harris

A discussão sobre a negritude de negros de pele clara voltou com força nos EUA depois que Kamala Harris foi anunciada como candidata à vice-presidência pelo Partido Democrata.  A candidatura foi oficializada na noite de quarta-feira, (19/08) durante a Convenção dos Democratas. Em seu discurso ela abordo a questão racial. “Vamos ser claros: não há vacina para o racismo. Nós temos de fazer o trabalho”, disse Kamala. Joe Biden candidato à presidente, foi vice de Barack Obama.

Tanto Obama quanto Kamala são negros mais filho de pais que não nasceram nos EUA. A mãe de Barack é  branca americana, do Kansas,  mas o pai é negro e queniano. A mãe de Harris é indiana e o pai Jamaicano.  

Os pais de Kamala Harris – Foto: Reprodução Twitter

O comediante a apresentador de TV Trevor Noah abordou em seu programa “The Daily Show”, como a negritude de Kamala tem sido alvo de ataques da Fox News, que tem coletado entrevistas com intelectuais conservadores que não reconhecem Kamala como mulher negra americana, mesmo ela tendo nascido nos EUA.

No seu programa de quarta, Trevoh apresentou um clipe com vários trechos de entrevistas de republicamos que defendem que só quem descende de negros escravizados americanos poderiam se declarar afro-americanos.“Conservadores americanos estão dizendo que Kamala não é negra”, aponta o comediante.

Uma dessas narrativas é do apresentador de rádio e Fox News Mark Levin, que disse aos telespectadores que ela não era afro-americana e que sua “ancestralidade não remontava à escravidão americana”. A radialista de direita Rush Limbaugh, disse que Harris “não tem sangue de escravo”. Outro representante da extrema direita Dinesh D’Souza, que disse que Harris não poderia alegar ser descendente de escravos porque um de seus ancestrais pode ter sido um proprietário de escravos.

“ Em primeiro lugar, ser parcialmente descendente de um proprietário de escravos é uma das coisas mais negras que podem acontecer com você”, rebateu Noah. “Na verdade, você sabe quem também era descendente de um dono de escravos? Frederick Douglass. ”

O comediante ainda fez outra provocação. “Ela é negra o suficiente para ser expulsa de um restaurante naquela época em Jim Crow South? Ela seria negra o suficiente para receber uma linha vermelha? Ela é negra o suficiente para ser mantida fora de uma escola só para brancos quando menina? Então ela é negra! “

Para Trevor toda vez que um negro de pele clara assume uma posição de excelência, sua cor é questionada, porém quando esses mesmos negros cometem algum erro, isso é imediatamente atribuído à sua negritude.

“O que é especialmente irônico sobre essas pessoas tentando excluir Kamala da negritude é que isso é o oposto do que a América branca fez durante séculos: definir tantas pessoas como negras quanto possível, querendo ou não”, disse ele ao se referir à regra de uma gota de sangue que definia quem era negro ou não em alguns Estados americanos, a partir da linhagem sanguínea, mesmo que a pessoa tivesse fenótipos brancos

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display