Conheça Luttita, a personagem que nasceu para inspirar crianças negras

0
Conheça Luttita, a personagem que nasceu para inspirar crianças negras
Foto: Divulgação.

Movida pelo desejo de apresentar uma imagem representativa para suas sobrinhas e outras crianças negras, a analista contábil Luciana Santos criou o canal Luttita, onde ela dá vida à personagem Luttita, que realiza atividades infantis, brincadeiras, cuidados com a estética e também inglês para crianças.

Luciana vive nos Estados Unidos desde de 2015, e foi lá que o projeto nasceu. “Meu primeiro trabalho foi limpando casas, até aprender o idioma. Em 2016, consegui uma oportunidade de babá para uma família americana. Ao cuidar de crianças brancas, de classe média e alta, percebi que havia pouca representatividade na televisão e internet. Foi em 2018, quando minhas duas sobrinhas começaram a crescer e assistir televisão que comecei a me preocupar com o tema”, conta Luciana.

Foi então que Luciana foi conversar com outras mães, para saber quais referências de apresentadoras e personagens negras elas tinham para a apresentar às suas crianças, e a resposta era geralmente a mesma: “Não tem”.

“Eu costumo dizer que a ‘Luttita’ nasceu de uma pessoa indignada; Indignada de que em 2021 ainda não há uma protagonista preta em um programa infantil. E assim nasceu o projeto de vídeos educativos com uma protagonista preta, bilíngue e que se ama e se aceita”, relembra.

Apesar de temas como empoderamento feminino e da população negra em geral esteja em alta, Luciana acredita que esta questão ainda não chegou de forma adequada até as crianças.

“Uma jovem que deseja se tornar atriz tem grandes nomes para se espelhar como Ruth de Souza, Zezé Motta e Taís Araújo. Porém, minha sobrinha de 5 anos não tem nenhum programa infantil que ela se sinta representada e pense “Eu também posso ser aquela pessoa”, avalia.

Apesar de muitas críticas terem sido feitas às figuras de apresentadoras de programa infantil para as gerações dos anos 80 e 90, como Eliana, Angélica e Xuxa, até o momento não surgiu nenhuma apresentadora ou protagonista de destaque para as crianças que tenha características da população negra.

“Temos grandes influenciadores, negros e negras, falando sobre cabelo, maquiagem, peso para adultos, mas pouco existe material para o publico infantil. Me pergunto o porque não estamos tratando este problema na raiz? Cuidando da saúde mental das nossas crianças para que elas possam desde de pequenas se sentir empoderadas?”, questiona Luciana.

“A missão do projeto ‘Luttita’ é alcançar milhões de crianças, não só no Brasil mas também em outros países, já que essa não é somente uma problemática brasileira. Meu sonho é ver uma pessoa negra enchendo estádios e teatros com shows dedicados ao público infantil, sendo essa pessoa a Luttita ou qualquer outra pessoa negra. Acredito que tratando deste tema já na infância poderemos ajudar melhor a criar negros e negras mais confiantes ao invés de tratar isso somente na vida adulta”, conclui.

Comments

No posts to display

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.