Conheça Jaque Barroso e seu “Banho de Quilombo” na música brasileira

0
818
Em ‘Banho de Quilombo’, Jaque Barroso apresenta a cultura da Mussuca para o Brasil. Foto: MAVI.

Cantora lançou o primeiro single de 2021 em homenagem a quilombo sergipano

A cantora sergipana Jaque Barroso, dona de uma das vozes mais autênticas da música brasileira atual, acaba de lançar seu primeiro single de 2021. Batizada de “Banho de Quilombo”, a música traz fortes elementos da cultura do quilombo da Mussuca, em Laranjeiras, Sergipe, misturado com as batidas eletrônicas do dub e do Drum N’ Bass, entre outras referências.

“Samba de Coco, Samba de Pareia, São Gonçalo, Cacumbi, Taieiras, Reisado, Chegança, Lambe-Sujo, Caboclinhos”. É enumerando as muitas expressões da música e cultura popular da Mussuca e de Laranjeiras, que Jaque nos introduz ao no mundo multicolorido da cultura negra sergipana, que é a sua origem.

“Minha família é de Laranjeiras, e eu cresci participando dos encontros de cultura e das tradições da Mussuca. Quando eu comecei a compor, esse repertório cultural e esse legado ancestral já estava na minha mente”, relembra. 

“Banho de Quilombo” tem também um videoclipe a ser lançado no próximo dia 30 de março, todo ambientado no quilombo da Mussuca. “Não vou contar mais detalhes para não perder a graça, mas quero todo mundo de olho no dia 30”, ri. 

O single faz parte do disco ‘Descalça Entre Mundos’, com lançamento previsto para junho deste ano. “Esses mundos são o mundo da minha ancestralidade e esse mundo que a gente vive aqui. O mundo da cultura popular e da música eletrônica, estes mundos nos quais eu transito e que fazem parte de mim”, explica a cantora. 

Ouça “Banho de Quilombo”:

Comments