Excelência Negra: Apaixonado por tecnologia, Eliezer criou um aplicativo para ajudar pessoas com depressão

0
1150

A Hug.u é uma rede anônima de apoio emocional que possui aplicativo disponível apenas para Android. Os usuários podem compartilhar suas emoções de forma anônima e segura, a partir de um sistema de anti-cyberbullying, que filtra hater’s ou usuários fora do proposito da plataforma.

No Brasil ainda não se tem uma visão clara sobre acesso a psicologia e os bens que ela pode trazer, ainda existe um tabu muito grande quando se trata de problemas como depressão e ansiedade na prática“, explica Eliezer Manoel, criador do Hug.u. Criado em junho de 2018, o Hug.u surgiu após ele acompanhar um amigo, vitima de depressão, e se deu conta que grande parte dos jovens, principalmente os de baixa classe social, sofrem com isso.

Consegui enxergar e conviver com alguém na depressão, vi de perto como a vida do indivíduo sofre de uma maneira geral e isso incluía, principalmente, família e amigos, que nesses casos, são os grupos que mais devem atenção e total apoio a alguém nessa situação. Ouvir, compreender, dizer “Você não está sozinho”, já faz toda diferença”, conta.

Eliezer sempre foi apaixonado por psicologia e conseguiu unir um pouco do próprio conhecimento em tecnologia para desenvolver o aplicativo.

“Contratei alguns programadores para darmos inicio na prática e convidei minha amiga de longa data e psicologa, Ana Carolina, para a equipe, para idéias de estruturar a plataforma anônima de uma forma acessível e, principalmente, que possa ser um canal de uma visão compreendida por todos, é ai que mora nosso grande desafio, por isso o foco em criar de início formas seguras de organizar a rede contra cyberbullying”.

Após muita pesquisa e ajuda de psicológicos parceiros, o aplicativo começou a ser desenvolvido em dezembro do ano passado. A fase beta da plataforma será lançada em setembro deste ano, em decorrência do setembro amarelo, campanha que tem como foco o combate ao suicídio. O projeto foi selecionado pelo Sebrae SP em fevereiro para compor uma das 10 startups do programa de pré-aceleração Startup Sebrae SP. Em julho, o Hug.u foi selecionado pela IdeAção Tech pela BlackRocks Startups com parceria da IBM.

No Hug.u você pode compartilhar histórias e dilemas, como desabafos, experiências, conselhos, mensagens de auto-estima e afins, no intuito de proporcionar a ajuda mutua entre os usuários que buscam se expressar de forma anônima, mas que desejam receber uma resposta (também anônima) consistente, de alguém provavelmente confiável, o intuito propõe o bem estar emocional dos usuários que ao se expressarem, receberão mensagens construtivas e de apoio.

O aplicativo pode ser baixado na Play Store (android).

Comments

Comentários