Desde o início do mês de Junho o movimento ativista negro “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”), têm tomado conta de muitas discussões dentro e fora da internet. Os protestos que têm acontecido no Brasil e nos Estados Unidos têm chamado a atenção de personalidades e marcas que começam a compreender qual seu papel pela luta antirracista, assim como incentivado com que mais criadores de conteúdo negros amplifiquem a urgência das pautas do movimento.
Por outro lado, as vozes e conteúdos destes criadores vão muito além da pauta racismo, que usam desde suas formações acadêmicas, da atenção às tendências e pautas atuais e do relacionamento com outros formadores de opinião para pautar temas que vão desde o afeto, a maternidade e a paternidade, passando pela arte, cultura até a alimentação saudável.
Notícias Relacionadas
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety
Para propagarem essa pluralidade de conhecimentos e temáticas se utilizam das redes sociais como instagram, youtube e twitter, e atualmente têm também se apropriado da onda crescente dos programas em formato de podcast.
Só em 2019, o consumo brasileiro por podcasts cresceu em 67%, sendo que 40% das pessoas conectadas à internet no País já ouviram um podcast e mais de 31 milhões ouvem com uma frequência mensal. Esses números deixam o Brasil atrás apenas do Estados Unidos, país com maior consumo global. Os dados são do IBOPE, Deezer e Spotify e revelam o quanto esse formato tende a continuar crescendo nesse contexto de Revolução Digital impulsionado pelo contexto do isolamento social que foi proporcionado pela pandemia do COVID-19. Apesar disso, vale ressaltar que ainda não é uma mídia tão democrática quanto o rádio, já que apenas 30% das classes C e D possuem acesso irrestrito à internet, de acordo com a Pesquisa de Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) de 2017.
Conheça abaixo 10 podcasts liderados por comunicadores negros:
Influência Negra
Estreado nesta quarta-feira, 17 de junho, o podcast do Influência Negra, é apresentado pelos jornalistas Nathalia Braga e Cleyton Santana, que trazem nessa primeira temporada 12 episódios que abordam questões que permeiam a vida da juventude negra dentro e fora da internet, como alimentação, sexualidade, cultura pop, carreira, intercâmbio, família e relacionamentos.
Entre os convidados desta primeira temporada estão Ana Paula Xongani e Ernesto Xavier. O Influência Negra é um coletivo e plataforma de conteúdo que propõe dar mais visibilidade à pautas com recorte racial e fomentar a reflexão sobre os acontecimentos da atualidade.
Para escutar:
Meteora Podcast
O Meteora é um podcast quinzenal que debate temas diversos, protagonizado por mulheres de todos os estilos e gerações, têm como diferencial a empatia do público que se reconhece nessas vivências. Foi reconhecido pelo The Intercept e Mídia Ninja em 2019 como um dos melhores podcasts da atualidade, além de eleitas entre os 15 profissionais brasileiros que ajudaram a construir o mercado de influência e conteúdo em 2019 escolhidos pela Youpix.
É apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária e mestre em comportamento do consumidor Renata Hilário, tendo também como colunistas a astróloga Papisa e a artista e escritora Dona Jacira.
Para escutar:
Siriricas
O Siriricas é um coletivo, podcast e plataforma de conteúdo feito por mulheres negras para mulheres negras. Seu maior intuito é fazer episódios que ajudem na construção do autoconhecimento e autoestima possibilitando novas perspectivas para essas mulheres.
Para escutar:
Negro da Semana
No Podcast Negro da Semana, a cada 7 dias o escritor e criador de conteúdo Alê Garcia conta, em profundidade, a história de pessoas negras fundamentais da história como Cartola, Martin Luther King, Elza Soares, Mano Brown, Leci Brandão, Bill Whithers, John Coltrane, e muitos outros. Quinzenalmente, Alê divide os conteúdos em literatura, entrevistas e filmes, em que apresenta obras clássicas e contemporâneas de temática e/ou autores negros; conversa com nomes contemporâneos da cultura negra; apresenta clássicos e lançamentos de cinema e séries de protagonismo negro. Marcas como Bradesco, Leroy Merlin e JTI já realizaram ações de branded content.
Para escutar:
AFETOS
O AFETOS é um podcast criado pelas Comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira para falar sobre os assuntos que as tocam de forma sensível, responsável, humanizando os afetos e os sentimentos das pessoas negras. O podcast surgiu em junho de 2019 e vai ao ar nas plataformas de streaming todas sextas-feiras antes do meio-dia.
Para escutar:
Pretas Na Rede
Pretas na Rede é um podcast feito por mulheres negras que se propõem sob o seu ponto de vista, a falar sobre tudo e têm o intuito de “melanizar” a rede. Relacionamentos, música, comunicação, eventos culturais, infância, são alguns dos temas já gravados.
Para escutar:
Infiltrados no Cast
O Infiltrados No Cast é um podcast de discussões políticas, sociais e culturais que quer trazer pensadores negros para dentro dos maiores debates da sociedade. Vamos analisar as maiores polêmicas da sociedade relevando o contexto histórico do país e considerando os pontos de vistas que ficam de fora do Mainstream. O podcast conta com séries especiais como “Os maiores racistas da história brasileira”, que revela nomes e livros de intelectuais que propagaram a crença da superioridade branca no país. A apresentação é do escritor e pesquisador Ale Santos.
Para escutar:
Angu de Grilo
Angu de Grilo é o podcast de Flavia Oliveira e Isabela Reis. Duas mulheres, duas gerações, duas cariocas, duas jornalistas. A leveza, o bom humor, a informalidade, a intimidade dão o tom dessa conversa entre mãe e filha que dão pitacos sobre tudo.
Para escutar:
AfroPai
O AfroPai é o primeiro podcast sobre paternidade preta do Brasil. O objetivo do programa é conversar sobre as dificuldades, apresentar semelhanças e acolher problemas com a criação dos nossos filhos e filhas. É também fundamental, tratar de forma responsável e direta de assuntos fundamentais para o movimento antirracista. O programa é quinzenal, e sempre procura levar assuntos que retratam, a partir das experiências dos convidados, como são enfrentados as diversas formas de racismo que atingem a população negra.
Para escutar:
AmarElo – O Filme Invisível
Após lançar AmarElo em outubro de 2019, Emicida decidiu ampliar a experiência do álbum em um podcast. AmarElo – O Filme Invisível traz em três capítulos o rapper desvendando as referências das letras e composições de seu mais recente disco de estúdio. Lançado em 2019, AmarElo conta com diversas participações especiais, como Pabllo Vittar, Majur, Zeca Pagodinho e Fernanda Montenegro.
Para escutar:
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro