A campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo, ocorre desde 2017 e engloba uma série de eventos organizados de forma coletiva pela passagem do dia 21 de março — Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória ao Massacre de Sharpeville.
Há 60 anos, a população negra da África do Sul lutava contra o Regime do Apartheid, o regime de segregação racial que perdurou por 46 anos. Durante uma manifestação pacífica contra a Lei do Passe, que ditava por onde pessoas negras poderiam circular pela cidade, policiais do Regime do Apartheid reagiram de forma agressiva matando 69 manifestantes e ferindo outros 186. Esse ataque, em 21 de março de 1960, ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville.
Notícias Relacionadas
Taís Araujo fala sobre emoção de gravar como Nossa Senhora em ‘O Auto da Compadecida 2’: “Queria esticar aquele momento”
7ª edição da Celebração do Cinema e Televisão Negros dos EUA celebra carreira de Regina King e Tyler Perry
Em memória aos manifestantes e para reforçar a luta contra o racismo, contra a discriminação racial e contra qualquer tipo de intolerância, a campanha ’21 Dia de Ativismo Contra o Racismo’ propõe ocupar os espaços sociais e culturais do Brasil para incentivar a sociedade, através de centenas de atividades, a realizar reflexões sobre o enfrentamento constante do racismo em todos os âmbitos sociais, sobre a luta contra a opressão militar e policial às periferias, sobre as desigualdades raciais e para enaltecer a cultura negra e Africana no Brasil.
A Campanha encontra-se em sua 4ª edição e, em 2020. O movimento negro brasileiro e a luta antirracista tem se colocado na vanguarda no combate às desigualdades sociais e de construção de outros modelos de sociedade. Portanto, assim como nos outros anos, a Campanha pretende convocar e provocar a sociedade brasileira para reflexão de que o enfrentamento e eliminação do racismo é uma luta diária de todos contra privilégios e opressões presentes em nosso cotidiano e em todos os espaços da vida social.
Em 2020, serão cinco atividades coletivas, além das cadastradas pelos participantes; Confira:
· 01 de março — Abertura da Campanha com Aula Pública pela Pequena África, culminando na inauguração do Instituto Marielle Franco;
· 09 de março — Marcha do Dia Internacional da Mulher*;
· 14 de março — Celebração à Marielle Franco;
· 16 de março — Homenagem Claudia Silva no centro do Rio de Janeiro;
· 21 de março — Marcha dos 21 dias e Encerramento da Campanha 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo: concentração no Cais do Valongo com homenagens à Tia Maria do Jongo e outras matriarcas da Comunidade Negra. Encerramento no Samba Moça Prosa, no Largo da Prainha
*O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março, porém a Marcha acontecerá no dia 09 de março, uma segunda-feira.
Comissão de comunicação 2020 dos 21 Dias de Ativismo Contra o Racismo
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil