As festas juninas no Brasil são famosas por sua variedade de comidas típicas deliciosas. Rica em diversidade cultural, parte dessa tradição culinária se destaca pela contribuição da gastronomia afro-brasileira. O Mundo Negro e o Guia Black Chefs selecionou cinco das comidas mais populares dessas festividades para se deliciar nessa época do ano.

Veja a lista completa abaixo:

Notícias Relacionadas


Pamonha

Um prato feito com milho verde ralado, leite de coco e açúcar, cozido a vapor, envolto em palha de milho. Pode ser doce ou salgada, com recheios variados como queijo, manteiga ou carne seca. Sua origem remonta às tradições indígenas, mas foi incorporada à cultura afro-brasileira, especialmente na região Nordeste do país.

Foto: Freepik

Canjica

Também conhecida como mugunzá em algumas regiões, é uma sobremesa feita de milho branco cozido em leite e açúcar, frequentemente enriquecida com canela, coco ralado e às vezes leite condensado. Um prato típico afro-brasileiro muito apreciado nas festas juninas.

Foto: Freepik

Cuscuz de milho

Consumida há muito tempo no noroeste africano, o cuscuz é um prato feito com farinha de milho ou fubá, cozido no vapor e muitas vezes servido com manteiga, leite de coco ou acompanhamentos como queijo, carne seca ou goiabada, serviço na versão doce ou salgada.

Foto: Freepik

Curau

Também conhecido como canjica em algumas regiões, o prato de origem africana é um creme doce feito com milho verde ralado, açúcar e leite, com um toque de canela em pó por cima.

Foto: Reprodução/Recepedia

Bolo de fubá

Um bolo simples feito com fubá (farinha de milho), que pode incluir coco, queijo ou erva-doce, tornando-o aromático e ideal para acompanhar um café quentinho. O prato tem em sua origem influências dos indígenas, africanos e portugueses, criada durante o Brasil Colonial. A palavra “fubá” significa farinha na língua quimbundo.

Foto: Reprodução/Receitas/Globo

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments