Combate à discriminação no SUS

1.736
Combate à discriminação no SUS

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Ministério da Saúde (MS) celebraram no último dia 27 de outubro um acordo de cooperação técnica que visa a implementação de ações conjuntas que assegurem a adesão do MS à campanha “Igualdade Racial é pra Valer”.

Implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é um dos objetivos do pacto firmado no dia Dia Nacional de Mobilização Pró Saúde da População Negra.

Igualdade e combate a discriminação no SUS é uma das metas do acordo

O projeto de uma política de saúde pró população negra foi aprovado em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde. Entre seus objetos estão combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no SUS, bem como promover a equidade em saúde para a população negra.

O acordo entre os dois órgãos federais prevê, ainda, a implementação do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional no MS e no SUS; e a divulgação e atendimento do disposto no capítulo I do Estatuto da Igualdade Racial, que trata do direito à saúde.

Para a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros o compromisso assumido pelo MS no sentido do enfrentamento do racismo institucional é uma característica emblemática do acordo de cooperação.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display

Comments are closed.