“Com diversidade, produzimos conteúdo e relações mais fiéis à realidade”, diz Aline Midlej da GloboNews

0
“Com diversidade, produzimos conteúdo e relações mais fiéis à realidade”, diz Aline Midlej da GloboNews
Foto: Fábio Rocha/ Globo

Para marcar a importância do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a GloboNews realiza de 16 a 21 de maio, semana em que a data é celebrada, a terceira edição do Festival #ConverseComOutrasIdeias, que promove a troca de ideias e manifestações plurais de pensamento em mesas de debates. Preta Gil e Karol Conká estão entre os artistas, personalidades e especialistas que vão se reunir para discutir temas diversos, como pluralidade e desigualdade, bem-estar e saúde mental, meio ambiente e sustentabilidade, novas relações de trabalho, novas tecnologias e economia do cuidado.      

Mediado pela jornalista Aline Midlej, o evento acontece no formato de um podcast filmado. Serão seis encontros virtuais, com um tema por dia, com duração de até uma hora, das 19h às 20h, e dois a três convidados por dia, além de atrações musicais de diferentes estilos e regiões do país, reforçando a pluralidade através da arte. O Festival será transmitido ao vivo nos perfis oficiais da GloboNews nas redes sociais, no G1 e na página da Globo no Linkedin. 

Em entrevista ao Site Mundo Negro, a Aline explicou como a diversidade contribui para o desenvolvimento para além das mesmas oportunidades: “proporcionar oportunidades iguais, sem dúvida, compõe a construção e o resultado de uma sociedade diversa. Mas a diversidade também possibilita a ampliação de repertórios e visões de mundo, nos torna mais humanos, interessantes e colaborativos. Com diversidade, produzimos conteúdo e relações mais fiéis à realidade que realmente nos cerca. Traz prosperidade em muitas formas e para todos”.

Para quem acredita que quanto mais diversidade, maior o conflito, a jornalista não enxerga isso de uma forma negativa: “o conflito, o embate, podem ser uma parte do caminho, mas nunca o fim, o resultado de mais diversidade. E não necessariamente o conflito é ruim, aliás, uma democracia saudável pressupõe o debate como uma dinâmica social. Agora, depende do tom, do timbre, das palavras escolhidas, e isso é medido pela nossa disposição de cada um, para escuta, para percepção do outro. Precisamos refletir sobre estar aberto para ver o mundo por uma lupa diferente da nossa e ter a clareza de que isso é muito bom. Agrega sentido”.

A diversidade em um telejornal influencia inclusive nas escolhas dos conteúdos a serem apresentados. “Naturalmente, tendo uma âncora com meu perfil, minha personalidade e trajetória, temos um Jornal das Dez que olha o dia e as notícias de uma forma a ter sempre o cuidado com a curadoria. Uma seleção de assuntos que converse o máximo possível com o Brasil real. E não só a curadoria, mas a forma como você conta e aprofunda o assunto. Isso vale para tudo. Da cobertura política a de desastres naturais, acredito que precisamos trazer a perspectiva humana e do interesse público em tudo”.

O Festival

Saúde mental, bem-estar, liberdade de expressão e cancelamento estão entre os temas que serão discutidos na estreia, nesta segunda-feira 16, pela cantora e ex-BBB Karol Conká e pela YouTuber e drag queen Rita Von Hunty. Quais os parâmetros para a manutenção de uma discussão pública sadia? Todo mundo pode falar o que quiser? Além de participar da conversa, Karol Conká também se apresenta como a atração musical deste dia.    

As cantoras Preta Gil, Raquel Virgínia, Lila e Kaê Guajajara também participarão do evento. Entre os demais convidados estão o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé; a jornalista Cora Rónai; a diretora de criação e conteúdo da Globo, Samantha Almeida; a desembargadora aposentada e ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois; a líder indígena e coordenadora do Movimento da Juventude Indígena, Txai Suruí; o Head de Marketing da Trace Brasil, Ad Júnior; o cozinheiro e produtor cultural, Felipe Ribenboim; a professora e autora, Carla Akotirene; a jornalista e diretora da ONG Thank Olga, Maíra Liguori; o editor de tecnologia e inovação da Forbes Brasil e Head de Conteúdo da MMA Latam, Luis Gustavo Pacete; e o músico e ator, André Abujamra.   

A terceira edição do Festival #ConverseComOutrasIdeias dialoga com novas tecnologias e usa recursos inovadores. A captação do evento será feita por quatro câmeras, todas operadas remotamente, e uma câmera gamer, controlada por aplicativo de celular, que permite uma imersão, deixando o público mais próximo dos convidados. O estúdio é todo iluminado com Led, reduzindo pela metade o consumo de energia.   

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display